"A reabilitação não salvou Amy Winehouse" diz pastor

"A reabilitação não salvou Amy Winehouse" diz pastor

Atualizado: Sexta-feira, 29 Julho de 2011 as 1:25

A Reabilitação ou simplesmente depender de um “poder maior” pode não ter livrado Amy Winehouse de seus vícios altamente publicados, ou que em última análise salvou sua vida, disse um pastor de um programa de aconselhamento bíblico conhecido como “Redemption Groups (Grupos de Redenção)”.

O Pastor Mike Wilkerson, que escreveu o livro, Redenção: Libertado por Jesus de ídolos que Nós Adoramos e das Feridas que Carregamos, discutiu a vida de Winehouse e a recente morte no site do grupo de liderança cristã conhecido como Ressurgimento (Resurgence). Sua postagem é intitulada “Por que Ir para Reabilitação Não Cura”.

Wilkerson, o co-fundador do programa de recuperação e ajuda à assuntos múltiplos e aconselhamento da Igreja Mars Hill de Seattle, disse ao The Christian Post que ele foi convidado pelos líderes do Resurgence para escrever sobre a artista britânica “provavelmente porque o vício foi um tema bem conhecido na vida pública de Amy, e o vício é uma área de especialização do ministério para mim”.

“Mas a razão pela qual eu concordei com o convite para escrever a postagem é que eu tive esse profundo sentimento de solidariedade com o drama e agonia do vício, especialmente em uma pessoa tão talentosa e muito aos olhos do público”, disse Wilkerson, que disse que estava lutando com o vício da pornografia durante seus anos de faculdade.

Wilkerson afirmou em sua postagem, “a primeira letra que eu ouvi por aquela voz poderosa agora soa com ironia, ‘Eles tentaram me mandar para a reabilitação, Eu disse, Não, não, não’”.

“Eu sei que muitas vezes, os Cristãos podem ter uma atitude de apontar às atitudes, como se o que aconteceu na vida de Amy tivesse sido completamente diferente do que acontece em nossas vidas todos os dias. Nós todos lidamos com o pecado e sofremos em nossas maneiras”, disse Wilderson ao CP. “Eu acho que houve também um sentimento de tristeza em algum sentido, simpatizando com Deus pelos danos envolvidos para sua bela criação.

“A criação em geral, mas como uma artista excepcionalmente talentosa, Amy representa a criação de Deus e criatividade em uma maneira especial, tornando a perda ainda mais difícil”.

Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres neste sábado. A cantora vencedora do Grammy tinha apenas 27 anos. Uma autópsia no início dessa semana não foi conclusivo. Os testes de toxicologia estão sendo conduzidos.

Quando perguntado sobre o título de sua postagem, que implica que a reabilitação não foi a resposta para Winehouse, Wilkerson respondeu, “O título foi sugerido pela postagem depois que eu escrevi, e eu concordei com ele porque isso transmite algum sentido – incluindo reabilitação. O título curto não capta todas as nuances, eu concordo”.

Wilkerson disse que enquanto trabalhava dentro do Grupo de Rendenção e em aconselhamento pessoal ele regularmente ouvia como algumas das linguagens vindas de programas de 12 passos haviam sido problemáticas. “Eu tenho mais do que uma pessoa para me dizer que basicamente AA se tornou seu novo vício que ele precisava se livrar”, disse ele.

“Em última análise, Deus cura e ele pode usar muitas formas. Infelizmente, entretanto, algumas formas oferecidas pela cultura podem inadvertidamente nos conduzir para baixo longe de Deus ao invés de nos conduzir em direção a Ele. Eu ouvi que dizia, ‘não se trata de sinceridade de sua fé, contudo sinceramente devemos pensar que pode ser”, disse ele.

Em sua postagem, Wilkerson afirmou, “uma coisa é certa: Amy precisou ser resgatada. Ela estava escravizada, e apesar do vício ter sido uma escravidão de sua própria escolha, ela estava sem ajuda para escapar por ela mesma. No momento atual, nós não sabemos se as drogas foram a causa da morte de Amy; mas claramente antes dela seu vício a estava matando. “O único resgate do vício e todas as formas de pecado e efeitos é ser livrado de suas barreiras dessa escravidão pelo Redentor, perdoado pelo Criador por estragar sua boa obra, e ser re-criado por seu Espírito para viver uma nova vida. Nenhum poder definido vagamente superior feito em minha própria imagem pode fazer tudo isso – é através de Jesus Cristo somente”.

Os Grupos de Redenção nos campi da Igreja Mars Hill focam no abuso (sofrimento) e vício (pecado), disse Wilkerson. O programa é descrito como um plano de recuperação baseado no Evangelho, e assuntos mistos. Wilkerson tem conduzido o desenvolvimento do ministério do Grupo de Redenção desde seu começo em 2007. Ele veio para a Igreja Mars Hill em Seattle em 2004 e atualmente trabalha foram do campus da Igreja Ballard.    

veja também