Abertura da Expo Cristã reúne líderes e autoridades em São Paulo

Abertura da Expo Cristã reúne líderes e autoridades em São Paulo

Atualizado: Terça-feira, 9 Setembro de 2008 as 12

Abertura da Expo Cristã reúne líderes e autoridades em São Paulo

Pastores, líderes, autoridades e candidatos às próximas eleições macaram presença na Celebração Inaugural da maior feira de produtos e serviços para cristãos da América Latina

Por Myrian Rosário

Um momento de comunhão, louvor, descontração e ministração de uma palavra específica para os pastores e pastoras presentes ao Expo Center Norte. Assim foi a Celebração Inaugural da Expo Cristã, hoje, dia 9 de setembro, pela manhã, no Expo Center Norte. Durante o café da manhã, que antecedeu à mensagem, líderes e expositores comemoravam o crescimento da feira. "A cada ano esse evento vem crescendo em representatividade, em diversidade e na participação das pessoas", analisou o vereador Carlos Alberto Bezerra Júnior. "O grande mérito da Expo Cristã é promover a cultura, incentivar a leitura e estimular a produção musical e cultural evangélica. Quem ganha com isso é a cidade, que tem os valores cristãos propagados com maior intensidade".

Segundo Eduardo Berzin, presidente da EBF Eventos, promotora da feira, esse ano a Expo Cristã cresceu. "Estamos com, aproximadamente, 400 expositores e o maior destaque fica por conta da ampliação do número de stands voltados à área de Ação Social", declarou. De todos os expositores, apenas 20% participaram do evento pela primeira vez. "80% deles já estiveram conosco nos anos anteriores. No setor de livros, por exemplo, pessoas do país inteiro vêm fazer negócios aqui. Os proprietários de livrarias vêm comprar e fazer contatos com os fornecedores", exemplifica. A expectativa dos organizadores é ultrapassar a marca de 150 mil visitantes até o próximo domingo, dia 14, quando a feira será encerrada.

Além da exposição, a feira também será marcada pelas palestras do Congresso "Voe Mais Alto", que terá início amanhã, quarta-feira, dia 10. "Será um evento bem concentrado em levar para o líder técnologia de trabalho, de desenvolvimento, de organização, para ajudar a igreja nos diversos departamentos", observa Eduardo Berzin. A palestra de abertura do congresso ficará por conta do Pr. Enéas Tognini, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. "Enéas Tognini é um exemplo de liderança por tudo o que ele já fez no Brasil. Ele é imaculado, não há o quem fale nada dele. É um líder capaz espiritual e administrativamente".

Falando para pastores

Organizado com o apoio dos mais diversos conselhos de pastores e ministérios do Brasil, o culto de abertura da Expo Cristã teve como preletor o Pr. Jorge Linhares, vice-presidente do CIMEB (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil). O tema da mensagem foi o texto de I Pedro 5. Linhares destacou a responsabilidade de ser pastor. "Nós temos uma função especial. É diferente de ser um empresário, atleta ou político. O rebanho, o ministério é de Deus", proclamou. "Não perca o foco, não perca o alvo principal do seu ministério que é pastorear o rebanho". Cheio da unção, Jorge Linhares enfatizou que tudo o que disse no púlpito veio diretamente de Deus. "Ministrar para pastores é uma responsabilidade muito grande. Cada pastor que está aqui representa, pelo menos, mil pessoas e essa palavra vai acabar atingindo milhares e milhares de cristãos em todo o Brasil. Para estar aqui, eu tive que me preparar bem. Um evento como esse é muito imprtante porque representa a igreja saindo das quatro paredes e mostrando que tem mais força do que pensa que tem, mais capital do que pensa que tem e mais competência do que pensa que tem".

O culto contou com a assistência de cerca de 2.000 pessoas e foi encerrado com a ministração do grupo "Aliança do Tabernáculo".

"Orem por mim!"

A cerimônia oficial de abertura teve início com a participação especial da Banda da Polícia Militar do Estado, que executou o hino "Tu És Fiel", além do hino nacional. Acompanhado pelo Pr. Jabes de Alencar, pelo vereador Carlos Alberto Bezerra Júnior, pelo Deputado Federal Bispo Gê e pelo presidente da EBF, Eduardo Berzin, que declarou a feira oficialmente aberta, o prefeito Gilberto Kassab ressaltou a grandiosidade da Expo Cristã, que agora é um evento oficial da cidade de São Paulo, e a importância do trabalho do povo evangélico, principalmente, no campo da Ação Social. Como tem sido comum em suas participações nos eventos cristãos, Kassab pediu ao povo para que orasse por ele e pela cidade.

Respondendo à multidão de repórteres que se aglomerou ao redor dele, o prefeito classificou a Expo Cristã como " um evento importante para a cidade de São Paulo, que a cada ano se consolida, cresce. Um evento para os evangélicos. Inclusive, a partir deste ano, é um evento oficial da cidade de São Paulo, por um projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal. O crescimento do segmento gospel é importante, o Brasil é um país onde convivem todas as religiões harmonicamente, todas elas crescendo dentro da suas expectativas. Faço votos que o Brasil continue sendo a terra das oportunidades, da harmonia de todas as religiões e de todos os povos. A importância espiritual é evidente", declarou.

veja também