ADRA Nordeste apresenta balanço preliminar da ajuda a vítimas da enchente

ADRA Nordeste apresenta balanço preliminar da ajuda a vítimas da enchente

Atualizado: Sexta-feira, 3 Setembro de 2010 as 1:21

Um levantamento preliminar da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) apresentado esta semana a líderes e pastores do Nordeste aponta que cerca de sete mil pessoas atingidas pelas enchentes em Alagoas e Pernambuco foram beneficiadas com doações e projetos da agência humanitária internacional.

O relatório foi apresentado no último sábado, por ocasião do lançamento do Mutirão de Natal para Recife, PE, e região metropolitana. Reunidos na sede da igreja central da capital pernambucana, líderes e voluntários se emocionaram com uma comitiva de pessoas atingidas pelas chuvas no município de Água Preta, zona da mata de Pernambuco.

Neste final de semana, os voluntários retornam a esta cidade, para distribuir alimentos doados por fiéis e empresários. É esperado também um caminhão contendo alimentos, roupas e brinquedos, vindo de São Paulo. A doação foi enviada pelo escritório da ADRA para a região leste de São Paulo. Além desta doação, também serão distribuídos para fiéis adventistas kit contendo Bíblias e lições da Escola Sabatina. O material foi doado pela Casa Publicadora Brasileira.

Em junho deste ano, fortes chuvas provocaram o rompimento de barragens no agreste de Pernambuco, numa região próxima a Alagoas. O volume de água se precipitou para os rios Una e Mundaú, provocando uma violenta enchente que destruiu casas, escolas, hospitais e provocou caos e destruição em cidades dos dois estados. Cerca de 180 mil pessoas ficaram desabrigadas ou tiveram que abandonar suas casas. Houve 60 mortes.

Com a articulação de líderes da ADRA nos dois estados, voluntários se mobilizaram para uma resposta de emergência. Arrecadaram alimentos, roupas, produtos de higene pessoal, água potável, colchões e remédios. Em Pernambuco, foi montada uma cozinha comunitária, que durante um mês ofereceu, diariamente, 400 refeições.

Posteriormente, a ADRA Internacional aprovou projeto de emergência, em parceria com a Divisão Sul-Americana e União Nordeste Brasileira - escritórios administrativos para a América do Sul e Nordeste, respectivamente. Com o projeto, foi possível atender 160 famílias com kit popular de cozinha, composto por minifogão de duas bocas com registro, botijão de gás cheio, suporte e jogo de cinco panelas, além de colchão.

Acompanhe o relatório preliminar da ADRA Nordeste para os estados de Alagoas e Pernambuco: 7 mil pessoas beneficiadas; 1.300 cestas básicas; 300 colchões; 8.800 refeições; 25 mil peças de roupa; 35 mil litros de água; 200 kits de alimento instantâneo; e 200 kits de higiene. ADRA internacional: Kit Cozinha; 30 mil dólares; 160 minifogões com registro; 160 botijões de gás  13kg de cozinha cheio; 160 colchões; 160 suportes para alimentos; e 160 jogos de panela com 5 peças. ADRA Bahia: 12 toneladas de alimento. No vídeo, conheça o trabalho desenvolvido pelos voluntários: http://www.youtube.com/watch?v=oQoF98FaagY  

veja também