Adventistas fazem do Rio de Janeiro uma cidade mais limpa

Adventistas fazem do Rio de Janeiro uma cidade mais limpa

Atualizado: Terça-feira, 7 Junho de 2011 as 11:52

Uma vez mais a Igreja Adventista do Sétimo Dia demonstra sua responsabilidade social ao envolver-se na campanha “Limpa Brasil! Let’s do it!” no domingo dia 05 de junho.

O projeto, que começou na Estônia e propagou-se pelo mundo, tem por objetivo promover a limpeza de grandes cidades brasileiras, buscando desenvolver nas pessoas uma conscientização ambiental através da destinação adequada dos resíduos. A Cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para receber a primeira ação deste tipo no Brasil, que depois seguirá por outras capitais.

No Rio, o “Limpa Brasil! Let’s do it!” foi considerado um sucesso, pois até às 17h tinham sido recolhidos cerca de 12 toneladas de lixo, os quais foram levados aos Eco Pontos espalhados em diversos lugares da cidade. Lá o lixo foi destinado às cooperativas para a seleção dos recicláveis e o correto despejo dos demais materiais.

Os voluntários adventistas se espalharam em diferentes bairros somando esforços, mas a maior atividade se concentrou na Rocinha, onde a igreja já desenvolve um trabalho há alguns anos. O clube de desbravadores da Rocinha, o ComunitaRio, e os demais membros da igreja local começaram desde cedo o trabalho recolhendo o lixo que estava perto da passarela, avançando pela Via Ápia, Boiadero e demais espaços dentro da comunidade. A grande força veio dos jovens e adolescentes, que vestiram a camisa do projeto incentivando aos amigos para que fizessem o mesmo. Até mesmo as crianças se envolveram demonstrando que ainda dá tempo de educá-las para cuidarem do meio ambiente.

O movimento não pretende simplesmente limpar certas áreas da cidades, o objetivo é conscientizar a população e as autoridades a respeito do problema do lixo, nas palavra de Gabriela Marques, uma das líderes do ComunitaRio: “o movimento Limpa Brasil é muito importante para criar a conscientização do destino adequado do lixo”.

A igreja se envolveu não somente na coleta, mas também na divulgação e diretamente no Eco Ponto auxiliando no recebimento, distribuição e organização das atividades, demonstrando que os adventistas se preocupam com o meio ambiente e têm assumido seu papel na responsabilidade social.

veja também