Adventistas se preparam para as atividades da Semana Santa

Adventistas se preparam para as atividades da Semana Santa

Atualizado: Terça-feira, 15 Fevereiro de 2011 as 11:05

Durante a mobilização para as atividades da Semana Santa, que tem início em 17 de Abril, alguns departamentos da Igreja Adventista em toda a América do Sul preparam programações paralelas para atingir públicos específicos, mantendo o propósito geral do projeto.

Na região central do Paraná (ACP), os departamentos de Jovens e Criança e Adolescentes já têm estratégias prontas que aguardam a data para sair do papel. Elas foram repassadas aos líderes de cada localidade durante as atividades do Congresso da Esperança, evento que passou por quatro cidades diferentes orientando os membros sobre o que fazer durante o período.

Nas duas cidades onde estiveram no último final de semana, Telêmaco Borba, no sábado, e Guarapuava, no domingo, os líderes de cada departamento discutiram as abordagens e receberam os materiais que serão utilizados. Quem esteve por lá também ouviu as mensagens de incentivo que o cantor Luís Cláudio compartilhou por meio da música e de seus comentários em vários momentos do programa.

Quanto às estratégias abordadas nas reuniões, espera-se que os jovens se envolvam ativamente e auxiliem na recepção e na equipe de segurança. Mas muitos deles querem mesmo é falar sobre a Bíblia para outras pessoas. "Eles estão comprometidos com o projeto. Muitos iam viajar e já adiaram para participar", comenta o pastor Aryel de Paula, líder de jovens para a região central do estado.

A união faz a força Em Curitiba, um grupo já está se organizando para, em uma praça movimentada da cidade, ainda a decidir qual será, realizar uma série de estudos com quem passar por lá. A ideia é abordar as pessoas e convidá-las. As músicas serão tocadas acusticamente e as mensagens serão curtas e em uma linguagem apropriada para a faixa etária.

Enquanto os adultos participam da programação, as crianças e adolescentes terão atividades paralelas e aprenderão temas bíblicos que geralmente são voltados aos mais velhos, como salvação, encarnação e eternidade. E o encontro deles já tem nome: Amigos da Esperança Kids e Amigos da Esperança Teen.

Durante a semana eles ouvirão a respeito de sete personagens bíblicos cujas histórias tenham relação com os temas abordados. A professora Erleni Nemes, diretora do departamento na região central do Paraná, faz um balanço positivo em relação à forma como cada uma das voluntárias tem respondido à proposta. "Elas estão empolgadas por ensinar assuntos que geralmente não se trabalha com as crianças", diagnostica. 

No encontro houve incentivo para que aqueles que puderem também abram as portas de seus lares para que o projeto seja estendido a localidades em que não há templos adventistas. A contadora Lucilda Pereira, de Palmital, aceitou o desafio. Há três anos ela dirige semanalmente um pequeno grupo de estudo da Bíblia com crianças e adolescentes de sua cidade. No início eram apenas seis crianças. Hoje são 13. E as atividades são direcionadas a dois grupos: os que sabem e os que não sabem ler. Ela enfatiza que anualmente durante a Semana Santa sempre procura fazer algo para os pequenos. E em 2011 não será diferente.

E as atividades para os pequenos não param por aí. O plano é que posteriormente eles tenham contato com o Clube de Aventureiros e Desbravadores e, em julho, com a Escola Cristã de Férias.  

veja também