Ajudando os filhos a sobreviverem ao divórcio

Ajudando os filhos a sobreviverem ao divórcio

Atualizado: Terça-feira, 26 Maio de 2009 as 12

Finalmente alguém pensou neles. Nos filhos de casais divorciados. Em Ajudando os filhos a sobreviverem ao divórcio, o psicólogo Archibald D. Hart ensina tudo o que deve ser feito para ajudar os filhos a enfrentarem as dificuldades decorrentes do divórcio dos pais. Archibald fala com sabedoria, lucidez e discernimento bíblico sobre:

Como assegurar o desenvolvimento saudável dos filhos após o divórcio; Erros comuns cometidos pelos pais divorciados; Passos essenciais para ajudar os pais e os filhos a enfrentarem a culpa, o medo, a depressão e a ira; Questões a serem resolvidas quando os pais formam outra família. Os filhos de pais divorciados são muito diferentes dos outros? Na aparência, não. Eles riem, choram, usam roupas da última moda e assistem os mesmos programas de televisão que as outras crianças. Mas, será que são mesmo iguais às outras crianças? Archibald D. Hart afirma que não, e explica por quê. A maioria dos períodos pós-divórcio é ácida e no geral prejudica mais do que o próprio divórcio, deixando quase sempre cicatrizes emocionais permanentes em todos os envolvidos, especialmente nas crianças.

Para os que acham isto muito sombrio e negativo, eis aqui uma boa notícia. Os filhos do divórcio nem sempre são irrevogavelmente afetados ou emocionalmente atingidos. Tudo depende do comportamento dos pais que estão se divorciando, e como eles vão ajudar os filhos a se ajustarem à dissolução do casamento.

Os filhos de pais cristãos ficam em melhor situação num divórcio? Na maioria dos casos a resposta é não. Em muitos deles ficam até em situação pior. Os filhos de pais cristãos têm de lutar com perguntas como: "Por que Deus não fez os meus pais se amarem?" ou: "Por que Ele não impediu que eles se separassem?" ou ainda: "Por que Ele não respondeu as minhas orações?"

É possível que pais divorciados, com a orientação adequada, possam auxiliar os filhos a se tornarem mais ajustados e bem-sucedidos, mas isso exigirá bastante esforço. Este livro trata justamente deste aspecto.

veja também