Alcançando maturidade cristã

Alcançando maturidade cristã

Atualizado: Quinta-feira, 7 Março de 2013 as 2:59

 

maturidadeLeitura Bíblica: Hebreus 5.12-14
 
Não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro (Ef 4.14).
Durante um exercício de “jogo rápido” com um grupo de adolescentes, no qual o líder dizia uma palavra e os participantes deveriam responder com a primeira coisa que viesse à sua mente, surgiu uma ideia interessante. Diante da palavra “maturidade”, um deles respondeu: assumir responsabilidades.
 
De fato, uma das facetas da maturidade parece ser justamente esta. Pessoas imaturas não assumem responsabilidades e vivem dependentes de outros. Quem é forçado pelas circunstâncias logo cedo na vida geralmente cresce e amadurece mais rápido. Assumir seu próprio sustento, uma família, a criação dos filhos e não esperar que a escola ou a igreja o façam... Em nossa geração essa maturidade tende a se atrasar, pois os jovens precisam preparar?se por muito tempo antes de poderem assumir plena responsabilidade, e assim parece que a idade às vezes não corresponde à maturidade esperada.
 
O autor de Hebreus também observou isso, como diz o texto de hoje. Ele esperava encontrar pessoas espiritualmente adultas na igreja, ensinando outros por estarem lá havia muito tempo, mas elas ainda eram como crianças. A maturidade cristã exige tempo para crescer no conhecimento da Palavra de Deus e para adquirir experiência com ela, a fim de discernir entre o bem e o mal. Quem conhece a Palavra e a pratica cresce em sua caminhada e não é desviado por qualquer nova onda sem base bíblica que surge por aí.
 
Por isso é muito importante o cristão ter um tempo diário para buscar a Deus em sua Palavra e não depender dos estudos de outros ou só se alimentar do sermão de domingo. Precisamos assumir essa responsabilidade, colocando-a em prática. Só assim conheceremos a Deus por experiência própria. – CTK
 

veja também