Alunos de escola adventista estão entre finalistas de mostra competitiva

Alunos de escola adventista estão entre finalistas de mostra competitiva

Atualizado: Quarta-feira, 16 Março de 2011 as 4:32

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, selecionou seis alunos do Colégio Adventista de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, para uma amostra competitiva. O evento, promovido pela USP, uma das mais respeitadas universidades do Brasil, será realizado neste final de semana na capital paulista.

Os estudantes irão viajar na tarde do próximo domingo, 20, a fim de representar a educação adventista. Giovana Alves Faria, Marcela Lahuguera Cesa e Ângela Matielli Locatelli, do ensino fundamental, irão apresentar um portifólio intitulado "Ciências e Educação Solidária". Já as estudantes Marcella Morbach Gostinski, Rebeca Aires Jaeger e Pâmela Leidemer, que estão no mesmo nível de ensino, vão destacar um trabalho relacionado à monitoria e simulação computacional como proposta pedagógica no ensino de Ciências. Juliana Tamy, do oitavo ano do ensino fundamental irá participar como aluna ouvinte.

Não é a primeira vez que o Colégio Adventista de Novo Hamburgo é destaque em mostras competitivas. Em 2009, uma aluna do terceiro ano do ensino fundamental foi vencedora de um concurso de redação promovido pelo jornal NH. No ano passado, por exemplo, a instituição apresentou por meio de alunos envolvidos um projeto de monitoria uma série de projetos em uma mostra internacional de Ciências e Tecnologia.

Destaque na educação - A educação adventista tem se consolidado como referência  no Rio Grande do Sul. Na relação das melhores classificações de escolas gaúchas no Enem 2009 o Colégio Adventista de Esteio (CAE) aparece no grupo das 100 melhores colocações entre as 1.508 escolas gaúchas públicas e privadas avaliadas no exame no Estado. Além disso, ficou em primeiro lugar no município, e em 11a entre as escolas adventistas de todo o Brasil.

Na relação das melhores classificações envolvendo as escolas gaúchas no Enem 2009 o Colégio Adventista de Esteio (CAE) ocupa posição de destaque. Está no grupo das 100 melhores colocações entre as 1.508 escolas gaúchas públicas e privadas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Com a pontuação obtida no exame, o Colégio ocupa o primeiro lugar entre as escolas adventistas no Estado. A classificação do CAE, com o total de 627,30 pontos, coloca-o também na primeira posição entre as instituições educacionais mensuradas no município de Esteio.

O Colégio Adventista Marechal Rondon, localizado em Porto Alegre, também representou bem a rede educacional adventista no Estado. Conquistou espaço entre as 150 escolas gaúchas melhor colocadas, com 615,51 pontos.

A relação das 250 melhores colocadas no Enem 2009, divulgada pelo jornal Zero Hora na edição do dia 19 de julho de 2010 revela ainda que, a educação adventista no Estado supera várias escolas tradicionais como o Colégio de Aplicação da UFRGS, vinculado à Federal do Rio Grande do Sul. No comparativo nacional, o conjunto de escolas gaúchas avaliadas obteve a melhor média no Enem no País.

veja também