Angola:Governador aponta juventude cristã como base do desenvolvimento

Angola:Governador aponta juventude cristã como base do desenvolvimento

Atualizado: Quinta-feira, 16 Dezembro de 2010 as 10:47

O governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, disse hoje, nesta cidade, que a juventude cristã é a base fundamental da vida humana no que diz respeito a estruturação da sociedade, justiça e segmentação do cristianismo.

Falando na cerimônia de abertura do II encontro nacional da juventude da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) e jovens de partidos políticos com assento parlamentar, o responsável acrescentou que "a juventude cristã é o centro das três dimensões nuclear da vida humana baseadas na estruturação da sociedade, realização da justiça e da segmentação do cristianismo nos diversos estratos da sociedade".

Baseando-se nas divinas escrituras em "São Mateus", Faustino Muteka considerou a juventude cristã como “sal da terra e espelho da sociedade", aconselhando-a a assumir o seu papel na afirmação social, tendo patente em primeiro lugar a vida.

"Não é fácil assumir-se como cristão no mundo de hoje, cheio de encantos e diversos atractivos, cuja tendência juvenil circunscreve-se no imediatismo", frisou.

Adiantou que no actual processo de reconstrução e desenvolvimento do país, o governo tem prestado uma especial atenção à juventude no domínio de educação e ensino, para que desfrutem de uma cultura diversificada com os valores vividos no país.

Fernando Muteka disse ainda que o executivo tem estado a diversificar e educar a juventude do país, cedendo empregos, construindo infra-estruturas quer hospitalar quer educacionais para a formação do homem novo.

 Reconheceu, por outro lado, serem as preocupações enfrentadas pelo executivo local as questões ligadas à educação e à formação profissional da juventude, o acesso ao primeiro emprego e o sonho da casa própria, para inverter o atual quadro e exemplificar a melhoria da qualidade de ensino nesta região.

Fernando Faustino Muteka disse que a implementação da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) nesta região e que contempla uma grande variedade de cursos permitirá o crescimento escolar, sobretudo no subsistema onde a juventude é a maior franja, no caso especifico do emprego.

Com a duração de três dias, o encontro visa incentivar ao resgate dos valores cívicos e morais, mobilizar a juventude ao abandono do uso excessivo de álcool e fazer com que sejam promotores de uma Angola tolerante e democrática.

Durante o encontro será ainda abordado temas sobre a importância dos estudos "bíblicos", "organizados à luz da doutrina cristã", "importância da igreja para a vida" para o reforço da situação social, económica, cultural e política de Angola.

O encontro está a decorrer no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico (ISP), nesta cidade, cujos temas serão apresentados pelo secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo Dino "Matross, presenciado pelo secretário-geral da IECA, Augusto Chipesse, e do CICA,  reverendo Luís Guimbi.  

veja também