Angústia: depressão ou oração?

Angústia: depressão ou oração?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:07
oração“Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão. Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou- os dormindo, dominados pela tristeza. “Por que estão dormindo?”, perguntou- lhes. “Levantem- se e orem para que vocês não caiam em tentação!” Lucas 22:44-46
 
Nos momentos de angústia e tentação a oração é nossa arma de defesa e de ataque. Nesses momentos a passividade é um grande inimigo. Às vezes na hora das lutas, assim como os discípulos, ao invés de nos posicionarmos ao lado de Jesus e clamarmos a ele, nos entristecemos, nos deprimimos e nos tornamos passivos. Quantas e quantas vezes isso não acontece conosco? É como se Jesus tivesse que vez ou outra nos despertar de um sono profundo de frustrações, medo, culpa e angústia, que tentam nos aprisionar e intimidar.
 
Felizmente Deus continua sendo o nosso “socorro bem presente na hora da angústia”. Não precisamos cair quando somos tentados pelo pecado. Não precisamos nos isolar de Deus quando nos decepcionamos com pessoas ou com nós mesmos. Há um escape! Há socorro para nós! Orar é manter a comunhão com Deus. É dar continuidade a uma conversa que o próprio Deus começou. Sim. A iniciativa da comunhão e amizade eterna partiu dele. Por isso ele deu Jesus! Deus continua nos amando e nos querendo apesar de nós mesmos. E mais do que isso, ele continua pronto a nos transformar. Ele nos levanta das nossas quedas, dos nossos poços de dor e autopiedade, e nos faz prosseguir para o alvo como filhos amados. A oração, o diálogo com Deus, traz a nós a realidade dos céus.
 
Quando falamos com Deus em oração, somos livres de cair em tentação, temos comunhão com Deus e o Espírito Santo nos revela a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Vamos sair da opressão? Vamos orar?
 
 
- Nívea Soares
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições