Ao invés de prêmio, a rebeldia tem consequência

Ao invés de prêmio, a rebeldia tem consequência

Atualizado: Quarta-feira, 28 Agosto de 2013 as 8:54

rebeldiaLeitura Bíblica: Salmo 2.1-12
 
Como são felizes todos os que nele se refugiam! (Sl 2.12b)
 
Os dois primeiros salmos da Bíblia classificam as pessoas de acordo com sua escolha entre dois caminhos: o caminho dos rebeldes (ímpios) ou o dos que temem ao Senhor (justos). Uma das ilusões alimentadas pelo diabo é a de que a rebeldia nos trará liberdade e prosperidade. Mas ambos os salmos terminam com uma conclusão bem diferente: o prêmio é só para os justos. Para os rebeldes não há prêmio, pelo contrário: no final de tudo há sempre uma catastrófica consequência.
 
Em 1990, investimos como família numa pequena chácara, num condomínio à margem de importante rodovia, perto da capital paulista. Certo dia, o administrador da segurança, um homem muito prepotente, contratou uma jovem para trabalhar no escritório da administração. Logo começou a assediá-la, e gostava de se gabar a respeito de seu sucesso como conquistador. Avisei-o de que corria perigo, mas ele se achava muito seguro das suas ações. Estava cego de vontade de ganhar o “prêmio” prometido pelo pecado!
 
Algum tempo depois, o pai da jovem veio preveni-lo de que não estava gostando de sua atitude. O administrador não lhe deu ouvidos e expulsou-o do condomínio, ameaçando-o com o aparato dos seguranças que o rodeava. Horas depois, o pai da jovem voltou armado e o matou.
 
Assim como há prêmio para quem escolher o caminho dos justos, há também uma consequência anunciada para quem escolhe ser rebelde. O texto termina prometendo vida feliz para os que escolhem obedecer ao Senhor (versículo destacado). Quando vivemos assim, descobrimos que até mesmo as dificuldades são avisos de Deus para continuarmos em seus caminhos.
 
É claro que a obediência ao Senhor tem seu preço. Nem sempre ela traz vantagens imediatas. Mas a Bíblia é clara: só assim seremos realmente felizes, a ponto de não sermos mais atraídos pelo ilusório prêmio do pecado. – MJT
 
Desafio: desprezar a ilusão imediata e escolher o final feliz.
 

veja também