Apascentados pelo Deus Providente

Apascentados pelo Deus Providente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:17

Existem duas maneiras pelas quais Deus se revela a cada um de nós:

1) Pela Sua Palavra, ou seja a Bíblia;

2) Pelas Suas obras.

A grande glória das obras de Deus na criação e na providência é que elas confirmam e reafirmam o que Ele, o Senhor, disse em Sua Palavra escrita.

É por demais prazeroso observar, perceber a providência de Deus para conosco (Seu povo). Sua providência não apenas nos conduz ao céu, mas também traz muito da glória celeste para as nossas almas enquanto caminhamos para lá. Durante a rude jornada, somos aliviados e fortalecidos com bênçãos e sinais celestes que acabam por se revelar extremamente balsâmicas durante todo a nossa caminhada.

Mais fantástico ainda, é ver como o mundo realiza os propósitos de Deus, mesmo quanto este se opõe a eles. Quanto tudo parece estar errado, perdido e arruinado; quando tudo parece ser dolorido e sofrido, ali está o Santo Conselho de Deus, ali está a providência divina, surpreendente e sábia. Louvado seja o nome santo do nosso Deus!

"Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa." (Sl 57. 2).

Quando Davi fez a oração transcrita acima, ele estava correndo o sério risco de ser morto pelo rei Saul (1Sm 24. 1-2). Deus respondeu à sua petição, livrando-o do perigo mortal. Deus sempre responde a oração de seus filhos. Este cuidado maravilhoso de Deus, que é dispensado a nós tanto nas questões mais simples, quanto nas questões mais complexas, recebe o nome de providência. A experiência que Davi teve da ação de Deus em seu favor, no passado, concedeu-lhe esperança e coragem para continuar os seus dias firmados em Deus!

Podemos nos lembrar, também, da palavra do profeta Isaías no que tange ao cuidado providente de Deus para com o Seu povo?: "Ouvi-me ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois carregar-vos-ei e vos salvarei" (Is 46. 3-4)

De igual forma, em nossos dias, podemos pensar em como Deus cuidou de Seu povo no passado, a fim de que a nossa fé, a nossa confiança seja fortalecida no presente e no futuro!

Mas fica aí uma dica: o povo de Deus não pode compreender tudo que lhe acontece no durante a jornada que leva ao céu. Lembramos do apóstolo Pedro que não entendeu o que lhe acontecia quando o próprio Cristo lavou seus pés. Ele, apenas, confiou no que lhe foi dito, isto é, que tudo se faria mais claro mais tarde, no momento certo (Jo 13. 7).

Quando, pela graça divina, um dia, chegarmos ao céu, veremos que não se trata, somente, de um belo lugar; veremos, também, a beleza do caminho pelo qual viemos, pelo qual percorremos. Será como ver as diferentes peças de um quebra-cabeças irem se encaixando com exatidão e, assim, irem formando uma figura de divino esplendor!

Amados, que neste ano de 2012, consideremos, mais de perto, a grande sabedoria contida na providência de Deus. E que este exercício nos conceda mais paciência, mais ânimo, mais coragem e mais fé no Senhor Todo-Poderoso e Todo-Providente!

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições