Apenas 6% dos americanos possuem uma ‘cosmovisão bíblica’, de acordo com pesquisa

Pesquisador explica que as pessoas que ‘se dizem cristãs’ não possuem conhecimento bíblico suficiente para sustentar sua cosmovisão.

Fonte: Guiame, com informações de Christian PostAtualizado: quinta-feira, 27 de maio de 2021 às 15:31
Apenas 6% dos americanos realmente possuem uma cosmovisão bíblica. (Foto: Getty Images/Exkalibur)
Apenas 6% dos americanos realmente possuem uma cosmovisão bíblica. (Foto: Getty Images/Exkalibur)

De acordo com uma pesquisa de George Barna, fundador do The Barna Group, uma empresa especializada em pesquisas sobre crenças religiosas e comportamento dos americanos, apenas 6% dos cidadãos possuem uma cosmovisão bíblica

A pesquisa faz parte de um novo empreendimento em parceria com a organização conservadora cristã de defesa da família — Family Research Council (FRC). Na última quarta-feira (26), o presidente da FRC, Tony Perkins, disse que o foco está em “oferecer aos cristãos uma base sólida para que possam engajar-se na cultura enraizados na Palavra de Deus”. 

A importância da cosmovisão bíblica

Para Perkins, todo cristão precisa ter uma cosmovisão bíblica bem engajada. “Isso só acontece se uma pessoa acredita que a Bíblia é verdadeira, então pode ensinar como ela é aplicada a todas as áreas da vida, o que os capacita a viver de acordo com essas crenças”, disse através de um comunicado. 

Os dados revelaram que “enquanto 51% dos adultos americanos dizem ter uma cosmovisão bíblica, apenas 6% destes realmente possuem essa cosmovisão”. Para chegar a essa conclusão,  Barna analisou todas as respostas fornecidas pelos entrevistados. 

“Por exemplo, dos 51%, 49% disseram que a reencarnação era uma possibilidade após a morte. Enquanto isso, apenas 33% disseram acreditar que “os seres humanos nascem com uma natureza pecaminosa e só podem ser salvos das consequências do pecado por Jesus Cristo”, explicou.

Afirmação inconsistente

Os resultados da pesquisa mostram que apenas “dizer” que possui uma cosmovisão bíblica, não significa muita coisa. A pesquisa realizada em maio, com uma amostra nacionalmente representativa de mil adultos, possui uma margem de erro de mais ou menos 3,2 pontos percentuais.

"Os cristãos têm o dever de se posicionar contra as marés culturais predominantes e proclamar a verdade de Deus a um mundo escuro e errante", acredita Perkins. 

Para o pesquisador, para alguém se posicionar em relação a uma cosmovisão, ela precisa antes “pisar num terreno sólido”, ou seja, ter uma base firme e consistente em relação ao conhecimento que possui. 

Em setembro do ano passado, o Centro de Pesquisa Cultural revelou dados de pesquisa compilados em janeiro de 2020 que mostraram que somente 2% dos millenials têm uma visão de mundo bíblica, embora o montante de 61% se identifiquem como cristãos. 

Em 2017, outra pesquisa do American Culture and Faith Institute descobriu que cerca de 10% dos americanos têm uma visão de mundo distintamente bíblica, embora 46% afirmem levar uma vida cristã. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições