Apologista detalha evidências sobre o nascimento virginal de Jesus Cristo

Jason Jimenez detalhou algumas das datas que acredita essenciais para entender o nascimento virginal e a autenticidade abrangente da Bíblia.

Fonte: Guiame, com informações do FaithwireAtualizado: segunda-feira, 26 de dezembro de 2022 às 18:02
Cena representativa de Maria com seu filho Jesus, ainda bebê. (Foto: FreeBible)
Cena representativa de Maria com seu filho Jesus, ainda bebê. (Foto: FreeBible)

O apologista e apresentador do podcast “Challenging Conversations”, Jason Jimenez, iniciou recentemente um episódio de seu programa com a seguinte pergunta desafiadora: “Quantos de vocês acreditam no nascimento virginal de Jesus?”

De acordo com a Faithwire, esse tipo de investigação é essencial em uma era hiperfocada no material e no eu, e que vale a pena ponderar durante a época de Natal. Outros apologistas também acreditam que isso é especialmente importante de se enfrentar durante uma época em que o secularismo se enfurece e as ideologias progressistas rejeitam os princípios bíblicos básicos.

Ao apresentar evidências convincentes, Jimenez afirmou, apesar do crescente ceticismo em alguns círculos, a narrativa do Evangelho “é crível” e as pessoas “podem confiar na história do nascimento virginal”, apontando para as Escrituras, datas e outras pesquisas importantes para fazer seus apelos.

“Você pode colocar sua fé e confiança nas evidências que temos em torno disso”, disse ele.

‘Totalmente Deus e totalmente homem’

Jimenez derruba as alegações de que a narrativa do nascimento de Jesus foi roubada de outras religiões, ao mesmo tempo em que fornece uma defesa robusta do nascimento virginal:

O apologista afirmou que a crença no nascimento virginal é uma “doutrina essencial da fé cristã”, explicando como a encarnação – a vinda de Cristo em forma humana – forma a base da narrativa do Evangelho.

Quando se trata dessas crenças, Jimenez disse que as pessoas hoje têm duas opções: entender a autenticidade desses sentimentos ou jogá-los fora completamente. E ele detalhou alguns dos “estudiosos de mentalidade liberal” que optaram pelo último, tentando explicar por que seus pontos de vista contornam os fatos.

“Se você é um cristão bíblico… você acredita que Jesus Cristo veio e morreu na cruz por [seus] pecados, nós acreditamos que Ele veio perfeitamente na forma de um ser humano”, disse Jimenez. “Que ele é o Deus-homem, totalmente Deus e totalmente homem.”

Ele apontou especificamente para Mateus e Lucas, que exploram o nascimento de Jesus de maneira impressionante nas Escrituras e detalhou algumas das datas que ele acredita serem essenciais para entender o nascimento virginal e a autenticidade abrangente da Bíblia.

Muitos testemunhos

Embora Jimenez tenha dito que as pessoas frequentemente afirmam que o nascimento virginal é folclore ou uma história copiada que evoluiu com o tempo, ele rejeitou esses argumentos.

O apologista explicou como os Evangelhos foram escritos no início de uma época em que testemunhas oculares que viram a vida, morte e ressurreição de Jesus foram ainda vivendo.

“Marcos é o primeiro e mais antigo Evangelho”, disse ele, observando que o Evangelho veio à formação não muito depois da vida, morte e ressurreição de Jesus. “A data em que Marcos estava escrevendo… foi no início dos anos 50.”

Jason também diz que Mateus escreveu seu Evangelho em meados dos anos 50, com Lucas chegando no final dos anos 50 ou início dos anos 60 com seu relato bíblico.

“Você percebe o quão cedo temos registrado que os Evangelhos foram escritos dentro [do conteúdo de] testemunhas oculares que ainda estão vivas, que realmente afirmaram a verdade de que Jesus Cristo veio a este mundo por meio da Virgem Maria?”, perguntou.

Os Pais da Igreja também afirmaram o nascimento virginal, que Jimenez detalhou extensivamente, explicando como muitos desses primeiros líderes refutaram a rejeição do nascimento virginal e o afirmaram repetidamente.

“Temos documentação inicial nos Evangelhos canônicos, e a outra coisa é que vemos claramente aqui: temos pais da igreja que estão articulando [o nascimento virginal]”, disse ele. “Não apenas temos os primeiros relatos da história do nascimento virginal nos Evangelhos canônicos antes de quaisquer outros escritos que claramente …”

Lucas, o investigador

Jimenez observou como Lucas 1:1-4 (NVI) faz referência especificamente a testemunhas oculares e à própria investigação que ele fez sobre a vida e o nascimento de Jesus. Naquela época, em que algumas dessas testemunhas oculares ainda estavam vivas, mentir sobre os detalhes ou embelezá-los certamente teria consequências culturais.

“Muitos se comprometeram a fazer um relato das coisas que se cumpriram entre nós, assim como nos foram transmitidas por aqueles que desde o princípio foram testemunhas oculares e servos da palavra”, escreveu Lucas. “Com isso em mente, visto que eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente desde o início, também decidi escrever um relato ordenado para você, excelentíssimo Teófilo, para que você tenha certeza das coisas que lhe foram ensinadas.”

À luz de tudo isso, Jimenez explicou por que a crença no nascimento virginal é tão essencial para o cristianismo.

“Se você não acredita em um nascimento virginal literal … e você não acredita que [Jesus] nasceu de uma maneira especial, então isso abre uma porta para você … negar outras afirmações literais, como se ele fosse literalmente o Deus -homem, totalmente Deus, totalmente homem, que ele literalmente cumpriu a profecia, que ele literalmente morreu na cruz [pelos seus] pecados, que ele literalmente foi sepultado e que literalmente ressuscitou, que ele literalmente voltará novamente”, disse ele.

Jimenez quebrar as evidências que ele acredita que não apenas ajudarão a edificar a fé dos cristãos, mas também equiparão os crentes para envolver os céticos que questionam o nascimento virginal e a narrativa do nascimento de Jesus.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições