Como discernir os falsos mestres? Pastor mostra 7 sinais de ensinamentos heréticos

Professor de Bíblia e pastor, Allen Parr participou do podcast "Conversas Desafiantes" no YouTube.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 6 de outubro de 2022 às 14:00
Allen Parr. (Captura de tela/YouTube/The Beat por Allen Parr)
Allen Parr. (Captura de tela/YouTube/The Beat por Allen Parr)

Como distinguir ensinamentos heréticos foi o tema da conversa entre o Pr. Allen Parr e o apologista Jason Jimenez no podcast "Conversas Desafiantes" compartilhado no YouTube.  

O professor de Bíblia, com quase 1 milhão de seguidores na rede social de vídeos, listou sete maneiras pelas quais os cristãos podem discernir se um líder da igreja é um “falso mestre” e quando ensinamentos não bíblicos estão sendo pregados.

Usando a Bíblia para mostrar seus argumentos, Parr fala sobre a primeira característica que os cristãos devem estar cientes pode ser encontrada em Judas 1:4.

Maneiras de distinguir se um pregador é um falso mestre:

1ª) Se infiltram secretamente entre os cristãos, se disfarçam ao lado dos líderes da igreja piedosa e usam certas táticas de pregação e abordagens que misturam a falsa doutrina com as verdades bíblicas de uma maneira que parece totalmente centrada em Deus. Fazem isso para conquistar a confiança dos fiéis e levar ao engano.

“Os falsos mestres geralmente misturam a verdade com o erro. Eles misturam verdade com heresia. Porque a maioria das pessoas que estão ensinando falsas doutrinas sabem que se eles simplesmente dissessem: ‘Ei, Jesus não é Deus’, então eles sabem que perderiam sua congregação, perderiam seu dinheiro [e] perderiam seus apoios”, disse Parr.

“E assim, muito poucos, realmente nenhum deles sai e diz isso. Mas eles são sempre muito secretos e astutos em misturar verdades suficientes para enganar muitas pessoas, e depois colocar esse falso ensinamento também.”

2ª) Pelo estilo de vida que levam. Parr acrescenta que isso também pode se aplicar a alguns pastores que têm um público maior do que a maioria.

“Obviamente, ninguém é perfeito, mas se há alguém ensinando a Palavra de Deus e está vivendo um estilo de vida que é descaradamente contrário, impenitente, [sem] nenhuma responsabilidade, então seria alguém em quem você gostaria de começar a pensar se quer ou não seguir essa pessoa em particular se ela estiver vivendo em pecado impenitente”, disse Parr.

3ª) Se eles não tiverem nenhuma figura de autoridade divina falando em suas vidas.

“[Judas diz que falsos mestres] rejeitam a autoridade. Então, se você está sob o comando de um pastor e eles não têm autoridade sobre eles, e eles não têm ninguém os chamando e eles não prestam contas a um grupo de pessoas e anciãos, então isso é alguém que é muito perigoso. Eles estão realmente fazendo suas próprias coisas.”

4ª) Quando negam o senhorio e a soberania de Jesus.

5ª) Quando alegam que seus sonhos ou visões estão no mesmo nível de autoridade que a Bíblia.

“A Palavra de Deus é a única Escritura autorizada que temos”, observou Parr.

6ª) Ao se estabelecerem ambientes que são contrários às Escrituras. E como resultado os pastores nesses cenários levam muitos ao erro. 

“Muitas das pessoas que ensinam nessas igrejas progressistas seriam consideradas falsos mestres porque são homossexuais. Eles estão afirmando pessoas que querem fazer um aborto [ou] que querem mudar de gênero e coisas assim”, disse Parr.

“E o que eles estão fazendo é perverter a graça de Deus. Eles estão dizendo: 'Deus terá graça sobre você. Deus não vai te julgar. Deus não vai discipliná-lo. Você pode ser quem você é e nós podemos afirmar você do jeito que você é.'”

7ª) Estão no ministério apenas para ganhar dinheiro com seus congregados.

“No versículo 11, [Judas] fala sobre [falsos mestres] 'pegar o caminho de Caim e então se precipitar em busca de lucro no erro de Balaão'. E eu acho que é um enorme. Pessoas que estão tentando usar o ministério simplesmente como lucro”, disse ele.

“Muitos professores de prosperidade estão pedindo ativamente às pessoas que plantem uma semente em seu ministério. E então, ainda pior do que isso, prometer às pessoas que elas receberão uma bênção dez vezes, cem vezes e coisas assim, isso é ridículo. Quando você começa a se deparar com essas situações, pode ser problemático.”

Ao longo de suas mais de três décadas servindo no ministério, Parr disse que trabalhou para “treinar pessoas para serem capazes de discernir a verdade do erro”. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições