A Planned Parenthood, maior rede de abortos dos Estados Unidos, lançará uma “clínica móvel” em Illinois para oferecer abortos na fronteira com outros estados, onde a interrupção da gravidez foi proibida.
De acordo com a NPR, o projeto é uma resposta à decisão da Suprema Corte que derrubou o direito ao aborto e vários estados restringiram a prática.
Dentro de Illinois, onde o aborto é legalizado, o trailer da clínica móvel, vai percorrer as fronteiras com o Missouri e o Tennessee, estados que restringiram a prática. O veículo conta com área de espera, laboratório e duas salas de exames.
Neste ano, o trailer do aborto vai oferecer pílulas abortivas e no ano que vem, pretende iniciar os abortos cirúrgicos.
"Nosso objetivo é reduzir as centenas de quilômetros que as pessoas estão tendo que viajar agora para ter acesso aos cuidados e encontrá-los onde estão", afirmou Yamelsie Rodriguez, presidente da Planned Parenthood da região de St. Louis e Southwest Missouri, em entrevista à NPR.
A Planned Parenthood está analisando as melhores rotas para a clínica móvel viajar e está considerando usar igrejas e instalações de saúde como “pontos de parada em potencial”.
A rede de abortos afirmou que se o novo projeto der certo, há possibilidade de implantar outras clínicas móveis pelos EUA.
Condenando a indústria do aborto
O grupo pró-vida Illinois Right to Life condenou o projeto da clínica móvel, em comunicado divulgado na terça-feira (4).
“O anúncio da Planned Parenthood de uma unidade móvel de aborto que viajará pela parte sul de Illinois é mais uma prova de que a indústria do aborto não vai parar por nada para expandir a matança de crianças pré-nascidas às custas da saúde e segurança das mulheres”, declarou a diretora executivo do grupo, Amy Gehrke.
Amy ainda alertou sobre os perigos do uso de pílulas abortivas à saúde. “Em vez de ser a solução simples que os defensores do aborto alegam, os abortos químicos geralmente levam a sangramento e dor maciças”, afirmou.
E acrescentou: “Os abortos químicos têm uma taxa de complicações alarmantemente alta, quatro vezes maior do que o aborto cirúrgico”.
O trailer da Planned Parenthood vai ir à fronteira de estados onde o aborto foi proibido. (Foto: Planned Parenthood).
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições