Apologistas Fazem Defesa da Fé em café local

Apologistas Fazem Defesa da Fé em café local

Atualizado: Domingo, 16 Janeiro de 2011 as 9:45

O Reconhecido apologista Josh McDowell e co-autor Dave Sterrett entendem que os estudantes são bombardeados com argumentos para contestar a autenticidade da Bíblia, Jesus como o Filho de Deus, e a ressurreição, mas muitas vezes eles não sabem onde procurar as respostas.

Para atender a essa necessidade, eles criaram As Crônicas Coffeehouse (The Coffeehouse Chronicles), uma série de três novelas apologéticas que enfrentam de frente os argumentos populares contra a fé cristã, e que tem lugar em um café local e em um campus universitário. Os livros curtos focados em caráter são intencionalmente escritos para ser uma leitura fácil que os estudantes possam terminar um livro inteiro, durante uma visita a uma loja de café.

"Josh McDowell veio a mim ... e sugeriu que fizéssemos três livros chamados As Crônicas Coffeehouse e que eu tomo a sua investigação de Evidence that Demands a Verdict (Evidências que Exigem um Veredito) e algumas de suas palestras e outras obras, que tem centenas de páginas de pesquisa, e criam um diálogo sobre os estudantes universitários," disse Sterrett, ex-estagiário da McDowell, ao The Christian Post.

"Mas o que nós também fizemos foi a pesquisa de muitos dos ataques mais recentes de alguns dos críticos da Internet, alguns dos novos ateus," observou ele.

Os livros incluem referências aos desafios colocados pelo popular vídeo de Zeitgeist do YouTube, ateu franco, Richard Dawkins, e estudioso do Novo Testamento Bart Ehrman, entre outros.

No primeiro romance, Nick, o personagem principal, é desafiado por um professor universitário sobre se a Bíblia pode ser confiável.

Ele rapidamente se torna um agnóstico, vive um estilo de vida que se pensava anteriormente estar errado, e começa a escrever um trabalho de pesquisa sobre como o Cristianismo roubou da mitologia pagã. Eventualmente, no entanto, Nick resolve seu ceticismo intelectual com a ajuda de um assistente de ensino acadêmico.

Livro relacionados: Did the Resurrection Happen . . . Really?: A Dialogue on Life, Death, and Hope (Paperback) ,Is the Bible True . . . Really?: A Dialogue on Skepticism, Evidence, and Truth (Paperback) ,Who Is Jesus . . . Really?: A Dialogue on God, Man, and Grace (Paperback)

No livro dois, Nick leva um grupo de estudo bíblico do campus e luta junto com outros estudantes por quem é o Jesus histórico. E no último livro, há uma escola de fotografia que resulta em mortes de estudantes. Os personagens sofrem e lutam para entender a ressurreição histórica de Jesus.

Os romances estilo de diálogo são principalmente destinados a estudantes universitários, mas Sterrett disse que os estudantes tão jovens quanto os de ensino médio podem ler os livros e entender. Além disso, pais e avós são estimulados a ler os romances curtos para entender o que seus filhos e netos estão lutando com em relação ao espiritual.

O apologista jovem concorda com outros especialistas que estudam o ministério de jovens que há uma necessidade de maior preparo intelectual dos alunos antes de irem para a faculdade.

Um estudo do Barna revelou que três em cada quatro alunos que cresceram na Igreja, se afastam da fé, uma vez que chegam na faculdade.

"Eu acho que todas as Igrejas na América, especialmente as Igrejas maiores, que têm os recursos, devem contratar um defensor da equipe que é responsável pela área do discipulado acadêmico dentro da Igreja porque nós realmente necessitamos de dotar a mente também," disse Sterrett, um ex-jogador de basquete 6'7'' que se interessou em apologética após não responder as perguntas sobre sua fé em um colégio interno de basquete. "Precisamos de educação na Igreja e na maioria das Igrejas se afastaram tal como uma escola dominical."

Os alunos podem interagir e fazer perguntas para Sterrett McDowell e através de um evento online conectado com As Crônicas Coffeehouse em 02 de fevereiro. Durante o bate-papo do maior Coffeehouse do mundo, jovens adultos podem apresentar questões instigantes sobre a fé cristã para os apologistas e receberem uma resposta ao vivo.

Christian Post

veja também