Após levar um tiro, jovem se volta para Jesus e vira pastor

Ivan foi evangelizado por seu tio, ex-membro de uma gangue nos EUA, e se entregou a Jesus em um culto.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 às 13:09
Ivan Roman na Zion Church Lisboa. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)
Ivan Roman na Zion Church Lisboa. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)

Um tiro durante uma madrugada na Filadélfia (EUA) mudou o destino de Ivan Roman — o episódio o levou a Jesus e isso o transformou em um pastor e pregador nas nações. Ivan contou seu testemunho em Lisboa, na Zion Church, na última terça-feira (31).

Ivan mostrou a foto de quando era jovem, na noite em que foi baleado. “Eu tinha por volta de 20 anos, não tinha idade para beber. Eu tinha uma identidade falsa para entrar nas discotecas e bares”, disse durante a durante a conferência 7nes, na qual o Guiame esteve presente.

“Aquela noite era aniversário da garota do meio [na foto]. Ela era mais velha que todos nós. Estávamos em uma limousine, havia também outras garotas mais velhas e eu estava tentando impressionar. Essa foi a noite em que eu quase morri”, acrescenta.

Ivan conta que, em uma única noite, seus amigos costumavam ir para diferentes discotecas. Naquela noite em especial, ele havia bebido muito e estava alterado.

Em certo momento, o motorista da limousine combinou de encontrar o grupo em outra rua. “Na Filadélfia é assim, você pode estar em um quarteirão que é super bom, em cinco minutos fica super perigoso”, observou.


Ao fundo, a foto da noite em que Ivan foi baleado. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)

Ivan e seus amigos passaram por uma rua onde estava acontecendo uma briga entre alguns rapazes. Por estar alcoolizado, Ivan se aproximou do grupo e gritou: “Bate nele!”

Ele então descreveu as cenas seguintes: “Eles olharam: quem é esse cara? Eu surgi do nada. De repente eu ouvi o barulho da sirene. Os caras começaram a correr. Eu encostei em um poste de segurança (que protege a calçada), parei ali com a cabeça baixa e desmaiei. De repente ouvi: pá! Algo me pegou pela nuca, me puxou para trás, eu senti um fogo passando pelo meu braço”.

Ivan percebeu que outras pessoas também foram atingidas, as meninas do grupo estavam chorando e ele ficou em estado de choque.

“Lembra daqueles caras que estavam brigando? Eles entraram no carro deles, foram ao outro lado do quarteirão e simplesmente começaram a atirar. Eles não estavam tentando atirar em uma pessoa, eles só estavam dirigindo e atirando. Eu só soube disso depois”, ele relata.

Já de volta na limousine, com as mãos no rosto, Ivan teve um pensamento: “Para onde você iria se morresse agora?” “Essa experiência me encheu de medo. Porque alguém tentaria me matar? Eu nunca tinha pensado sobre céu e inferno, eu era tão jovem”, refletiu.

Evangelizado por um ex-gângster

Ivan tinha um tio cristão, que sempre tentava levá-lo à igreja. “Meu tio era de uma gangue de Nova York e se converteu assistindo um programa de TV cristão, depois que a mulher dele se converteu. Ele era o cara que tentava que eu fosse salvo toda semana”, lembra.

Mesmo com medo de sair de casa após o acontecimento, Ivan acabou cedendo e foi à igreja com seu tio. Naquele dia, havia um culto especial com a presença de um evangelista, que se movia em milagres e curas.

“Eu nunca tinha tido nenhuma experiência na igreja evangélica. Se você é hispano, você é católico”, ele observa, lembrando-se de suas raízes porto-riquenhas.

Ivan achou esquisito ver pessoas eufóricas gritando e louvando a Deus, mas ao mesmo tempo foi tocado, porque “aquele prédio estava cheio de vida”. 

“Não foi a pregação que me convenceu, foram os milagres. Eu via as pessoas ficarem de pé e testemunharem que foram curadas. Naquele tempo eu conseguia ler bem as pessoas. Eu não gostava de falsidade e essas pessoas eram genuínas. Elas estavam realmente sendo tocadas. Eu pensei: ‘Se Deus é real, faz sentido que Ele cure as pessoas’. Então eu entreguei a minha vida para Jesus”.


Ivan Roman na Zion Church Lisboa. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)

O recém-convertido começou a frequentar a igreja, até que, meses depois, o mesmo evangelista voltou. “Novamente, ele foi usado por Deus para ministrar curas e palavras proféticas”, ele relata. 

Quando Ivan voltou para casa, ele fez uma oração ousada: “Deus, se o Senhor puder me usar como usou aquele homem, faz com que ele me chame para viajar”. 

“Eu nunca achei que isso fosse acontecer”, confessou. “No próximo culto, eu estava servindo e ele disse: ‘Jovem, se você tem o desejo de viajar comigo, aqui está o convite’”.

Impacto na família

Ivan voltou para a casa e contou a novidade ao seu pai, que não era salvo. Ele informou que iria viajar pelo mundo e deixar tudo para trás — sua minha empresa de artes marciais e o seu trabalho na imobiliária.

A reação de seu pai foi convocar uma reunião de família; algo que nunca haviam feito. “Meu pai, que não era salvo, cresceu com isso porque sua mãe era profeta. Então ele teve uma visão aberta de uma mão descendo do céu e me via nisso. E ele sabia que tinha que me entregar para essa mão”, relata Ivan.

“Isso foi o meu pai, que não era salvo. Deus pode falar com seu pai que não é salvo. Deus falou com Faraó. Não desista, você não tem que discutir”, ele aconselha.

Ivan começou a viajar com o evangelista e desde então sua vida e ministério foram completamente transformados.

Hoje, Ivan Roman e sua esposa, Erica, servem como pastores seniores da igreja Empowered Life Church, em Oregon, nos EUA. Ele é pai de três filhos, tem preparado uma nova geração de profetas e viaja por diversas cidades e países, ensinando, profetizando, equipando e encorajando cristãos.

Ivan também é autor de quatro livros: The Heart Of The Prophetic (O Coração do Profético), The Heart Of The Prophetic Workbook (O Coração do Profético - Exercícios), The Identity Manual (O Manual de Identidade) e Prophets Among Us (Profetas Entre Nós).

A conferência 7nes foi composta por 7 noites de adoração, ensino e ativação de cristãos. Foi realizada de forma simultânea na sede e filiais da Zion Church, em São Paulo (SP), Lisboa (Portugal) e Quito (Equador), entre 25 e 31 de janeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições