“Avivamento não é produzido com estratégias humanas”, diz pastor

Para viver o mover de Deus, o pastor Eduardo Nunes, da Zion Church Lisboa, diz que é preciso clamar e se alinhar.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023 às 18:01
Pastor Eddie Nunes na conferência 7nes, em Lisboa. (Foto: Marcos Paulo Correa/Guiame)
Pastor Eddie Nunes na conferência 7nes, em Lisboa. (Foto: Marcos Paulo Correa/Guiame)

“Muitas vezes, dizemos que vai chegar uma nova onda de avivamento. Não vai chegar, já chegou!” Falando sobre os movimentos de despertar espiritual, o pastor Eduardo Nunes, líder da Zion Church em Lisboa, reforçou que é preciso sermos participantes, e não apenas espectadores do que Deus está fazendo nos dias atuais.

“Muitas vezes o novo de Deus vem, mas nossa mente está tão presa no passado que não reconhecemos o que Deus está fazendo no presente”, disse o pastor Eddie no último domingo (29), durante a conferência 7nes da Zion Church, da qual o Guiame esteve presente.

“Existe o novo de Deus na Europa e já começou. Já existem focos de avivamento. Já existe algo sendo liberado por esse continente. A pergunta é: você quer fazer parte disso ou só um espectador?”, questiona.

“Você não precisa ser um gênio espiritual para entender que há um mover de Deus quando ele está em seu ápice. O que você precisa ser é um homem ou mulher espiritual o suficiente para reconhecer o mover de Deus ainda quando uma pequena nuvem.”

O pastor ensina que grandes avivamentos começam com “uma pequena nuvem” e que ela é gerada através de homens e mulheres de oração. “Não existe avivamento sem oração”, destacou.

O silêncio de Deus e a crise do profeta

Até o despertar de Deus romper, no entanto, é preciso lidar com momentos em que não se ouve a voz de Deus. Eduardo lembra que esse foi o dilema do profeta Habacuque, que clamou a Deus por um longo tempo, mesmo tendo o Seu silêncio. 

“Muitas vezes, na história da Igreja, momentos de silêncio antecedem tempos de avivamento. A pergunta é: você consegue continuar na espera quando você não tem resposta? Você consegue continuar em um lugar de fidelidade enquanto você não vê nem ouve nada?”, pergunta o pastor.


Pastor Eddie Nunes na conferência 7nes, em Lisboa. (Foto: Marcos Paulo Correa/Guiame)

É por isso que Deus chama seus filhos para um novo nível de intimidade: “Você pode estar exposto a milagres e em um ambiente de avivamento, mas isso não é garantia de intimidade. A intimidade você tem que construir.”

Foi assim que, mesmo em meio a uma nação afastada da Palavra, Habacuque conseguiu construir intimidade com Deus. “Ele não dependia do homem, não dependia de uma conferência, ele dependia do secreto com Deus”, frisa Eduardo.

“Adão caiu no paraíso, que era o ambiente perfeito, enquanto Jesus venceu no deserto. Não tem a ver com o ambiente que você está, mas com o ambiente que você constrói com Deus”, destaca o pastor.

E acrescenta: “Não existe avivamento de microondas. Se você não passar pelo processo, você vai escolher o atalho, e o atalho não te leva ao centro da vontade de Deus.”

A resposta de Deus e o Seu alinhamento

“O profeta teve que lidar com o silêncio de Deus, e quando Deus respondeu, foi com uma profecia: estou trazendo os babilônios por toda a terra”, disse o pastor, em referência a Habacuque 1:5-11. “Às vezes a resposta de Deus é pior que o silêncio.”

O pastor então ensina: “Habacuque está em crise porque não consegue entender que o pecado de Judá é pior que o pecado da Babilônia. O pecado do povo de Deus é pior do que o pecado do mundo. Pecado é pecado, mas você foi comprado e remido.”

“O julgamento começa pela casa de Deus. O avivamento começa na casa de Deus. O alinhamento também começa na casa de Deus”, ele afirma. “Se eu não ouvir o som da trombeta da graça, eu ouvirei o som da buzina do juízo.”


Pastor Eddie Nunes na conferência 7nes, em Lisboa. (Foto: Marcos Paulo Correa/Guiame)

O pastor então voltou a destacar a importância da oração e da intercessão, estando no posto de “sentinela”.

“Sentinelas são aquelas pessoas que estão em estado de alerta, que não saem do seu posto. Quando Deus quer liberar avivamento, ele procura homens que se posicionam na brecha”, observa.

Ele acredita também que, ainda que o mundo esteja em caos, Deus sempre levanta os seus remanescentes. “Há uma nova revolução de Jesus vindo. Deus não se esqueceu como se faz avivamento”, disse.

“As situações podem ser diferentes, mas o problema é o mesmo: falta de Deus. E isso Ele sabe resolver: Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Até que o avivamento chegue, o pastor ensina que o papel dos cristãos deve ser estar alinhados com Deus e clamar: aviva a tua obra.

“Avivamento não é produzido com estratégias humanas. Não é possível projetar avivamento. Isso é obra de Deus, é uma intervenção divina quando a igreja está posicionada”, destacou.

A conferência 7nes foi composta por 7 noites de adoração, ensino e ativação de cristãos. Foi realizada de forma simultânea na sede e filiais da Zion Church, em São Paulo (SP), Lisboa (Portugal) e Quito (Equador), entre 25 e 31 de janeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições