Arquiteto Oscar Niemeyer projeta igreja evangélica no Pará

Arquiteto Oscar Niemeyer projeta igreja evangélica no Pará

Atualizado: Quinta-feira, 1 Setembro de 2011 as 10:12

Ícone mundial da arquitetura moderna, Oscar Niemeyer, concentra toda sua criatividade na elaboração de um projeto para a construção de um templo da igreja cristã evangélica Adventista do Sétimo Dia no Pará.

Segundo a diretoria da igreja, o início da construção deve ficar para 2012, já que ainda estão sendo realizados alguns estudos de solo, levantamentos cartográficos e outros detalhes iniciais.

O projeto está incluído no livro “As igrejas de Oscar Niemeyer”, recém-lançado pelo arquiteto de 102 anos de idade e ainda na ativa. A obra reúne os projetos que Niemeyer fez de templos religiosos, uma parcela importante de sua vasta obra. Através de imagens e desenhos de 16 catedrais, igrejas e capelas: católicas, ortodoxas, batistas, adventistas e até mesquitas (executadas ou não), o leitor viaja pelo universo curvilíneo do ateu convicto e comunista, que ainda assim se rendeu aos encantos da arquitetura religiosa.

Para o pastor Leonino Barbosa, presidente da União Norte das Igrejas Adventistas, ter uma obra assinada por Oscar Niemeyer significa uma conquista para a população paraense. “Após a conclusão da obra todos terão acesso ao templo, é um ganho para todos, principalmente da comunidade que mora no entorno do local. Eles terão a oportunidade de entrar em contato com a obra do maior arquiteto do país, reconhecido mundialmente”, destacou.

O templo será construído em Paricatuba, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, no terreno onde está localizada a Faculdade Adventista da Amazônia.

Por Pollyanna Mattos

Com informações do Diário do Pará

veja também