Artistas reinventam a mensagem da Bíblia com design moderno

Artistas reinventam a mensagem da Bíblia com design moderno

Atualizado: Quinta-feira, 17 Novembro de 2011 as 4:22

Desenhos e pinturas com temas bíblicos são algumas das formas mais antigas de arte que se conhece. Mas cada geração tem uma maneira de ver o mundo. E com isso a mensagem da Bíblia é renovada e reinventada de maneira gráfica. Dois projetos recentes mostram bem como isso funciona.

Toda a Bíblia

Jim LePage é um designer gráfico cristão que fez um projeto inovador chamado “Word” [Palavra], onde criou imagens para representar cada livro da Bíblia.

Ele explica como surgiu o projeto: “Em janeiro de 2010, após seis anos como designer, decidi montar um portfolio no meu site. Como forma de aprimorar minhas habilidade de criação e ter constantemente conteúdo novo disponível no site, decidi que iria fazer séries de desenhos temáticos semanais. Era o início do ano, e eu, claro, pensava em como desejava ler mais a Bíblia. Então pensei, por que não combinar a leitura da Bíblia (algo às vezes chato) com algo que me desafia (design). Foi assim que surgiu o projeto Word.

Decidi que iria criar uma imagem nova para representar cada livro da Bíblia, publicando no meu site toda sexta-feira. Também incluí algumas de minhas reflexões sobre o texto bíblico. Sei que algumas figuras podem parecer violentas, algumas são estranhas e algumas poderão até ofender, mas a Bíblia é assim mesmo, não é?

Depois de terminar o Novo Testamento terei quase 80 projetos de design (para diversos livros fiz mais de um desenho)”.

LePage explica que seu objetivo é atrair atenção das pessoas para conhecerem melhor cada livro bíblico. Primeiramente, ele trabalhou todo o Antigo Testamento, sempre destacando um personagem específico ou um versículo em particular. Devido ao sucesso que obteve, fez o mesmo com o Novo Testamento!

Confira todas as imagens criadas por ele no site jimlepage.com

Evangelho de João

O outro projeto digno de nota é autoria de Simon Watkins, que assina suas obras como Vietnamthemovies. Ele optou por recriar as histórias do Evangelho de João. Ao todo fez 21 imagens, uma para cada capítulo do Evangelho. Destinado a cristãos e não-cristãos, o que se vê não são pombas, arco-íris ou imagens da cruz, ele ignorou todos os clichês das imagens bíblicas tradicionais.

Watkins explica como essa ideia surgiu: “Estudei ilustração e procurei desenvolver minha carreira. Percebi que voaria alto se ela estivesse ligada a Deus. Cheguei à conclusão de que Ele estava tentando me dizer algo, então procurei por algo interessante para ilustrar. Deus então abriu meus olhos para o Livro de João. Eu sou um cristão e quem ajudou a mês apresentar Jesus foi o apóstolo João. O livro é uma ótima introdução ao cristianismo, provocando as pessoas o suficiente para desejarem conhecer o evangelho por si mesmas”

O artista também desenhou 10 banners para acompanhar o livro, que podem ser exibidos nas igrejas ou ao ar livre. Os banners já foram exibidos em algumas igrejas na Inglaterra e no Greenbelt Festival. O projeto estará participando também de vários festivais em 2012.

Traduzido e Adaptado por Gospel Prime de Patheos e Vietnam The Movie John

veja também