Associação Nacional de Escolas Batistas tem novo diretor executivo

Associação Nacional de Escolas Batistas tem novo diretor executivo

Atualizado: Terça-feira, 3 Maio de 2011 as 12:22

A Assembleia da Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB) realizada no dia 20 de janeiro de 2011, em uma das salas do prédio da Primeira Igreja Batista de Niterói, aprovou o relatório de atividades e financeiro, elegeu nova diretoria para o próximo exercício e também elegeu o novo diretor executivo da organização.

Para o próximo exercício foi reeleita a seguinte diretoria: Valseni Pereira Braga (presidente), Klaudy Garros (primeira vice-presidente), Tânia Midian Freitas de Souza (segunda vice-presidente), Firmino Alves Campelo (primeiro secretário) e Jadyr Peixoto de Lima (segundo secretário).

Tendo em vista o pedido de demissão do pastor Walmir Vieira, que aceitou dirigir a Convenção Batista Carioca, a assembleia elegeu o professor Eber Mancen Guedes como novo diretor executivo.

Nesta oportunidade foi aprovado um voto de reconhecimento pelo trabalho do pastor Walmir Vieira nos anos de 2009 e 2010, além de ter sido aprovado seu relatório de atividades do período de 1 de outubro de 2009 a 30 de setembro de 2010, e aprovado o relatório financeiro de 1 de outubro de 2008 a 30 de setembro de 2010. Os relatórios do período de 1 de outubro de 2005 a 30 de setembro de 2008, que ainda não foram apresentados pela gestão anterior a do pastor Walmir Vieira, continuam em aberto apesar das solicitações feitas pela diretoria aos responsáveis. O novo diretor (professor Eber) e o diretor anterior (pastor Walmir) buscarão fazer um esforço para compor esses relatórios com base nos extratos bancários e fiscais existentes do período da gestão de 2006 a 2008, para que seja possível a entrega das declarações para a Receita Federal (DISPJ) desses anos. As declarações de 2009 e 2010 foram entregues.

O novo diretor executivo, professor Eber Mancen Guedes, é casado e atua como vice-presidente da Igreja Batista de Água Santa, no Rio de Janeiro. Fez os seguintes cursos superiores: Jornalismo (1960), História (1965), Geografia  (1972) e Pedagogia/Administração Escolar (1973). Além disso, tem as seguintes pós-graduações: Escola Superior de Guerra - ADESG (1984), Making Quality Happen - Juran Institute (1994), Didática do Ensino Superior - Universidade Gama Filho (1988), Orçamentos, custos e gerenciamento - Fundação Getúlio Vargas (1975) e Didática do Ensino Profissional - M. Marinha (1976). Exerceu as seguintes atividades profissionais: Professor e diretor de vários colégios das redes de ensino estadual e municipal (RJ), diretor da Escola XV de Novembro da Funabem (10 anos), diretor geral dos Colégios Batistas do Rio (11 anos), diretor executivo da Junta de Educação da Convenção Batista Carioca (6 anos), diretor, reitor da Faculdade Batista Carioca (3 anos), diretor acadêmico e administrativo da Univercidade-RJ (7 anos), presidente da ANEB, presidente da Junta de Rádio e Televisão da CBB (Juratel), professor da Diretoria de Ensino da Marinha CIAGA (5 anos), conselheiro do Conselho Estadual de Educação (mandato de 4 anos). E atualmente é assessor no Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (Ipae).

O escritório sede da ANEB está agora no Rio de Janeiro, no primeiro andar do prédio de aulas do Seminário do Sul. A organização teve seu novo estatuto aprovado e está em processo de registro.

Palavra de gratidão de Walmir Vieira

  Registro minha gratidão a toda diretoria da ANEB e a todos os colegas diretores e coordenadores de nossas escolas filiadas, que têm apoiado nossa associação e a mim, nestes dois anos em que pude servir à ANEB. Agora, como diretor geral da Convenção Batista Carioca (CBC), fica humanamente impossível continuar na função e diretor executivo da ANEB, diante de tantos desafios em ambas as instituições. Nossa associação se recuperou, se reestruturou, se equipou (móveis e equipamentos de informática), pôde realizar um marcante congresso pedagógico em Belo Horizonte com mais de 500 participantes e servir a muitas escolas com seu programa de assessoria e informativos eletrônicos. Tive o privilégio de visitar 40 de nossas escolas. Tenho certeza de que nossa ANEB estará bem com a diretoria e com o experiente novo diretor executivo, professor Eber Mancen Guedes, ex-diretor do Colégio Batista Shepard (RJ). Continuem e ampliem seu apoio à ANEB e à sua nova direção! Precisamos de uma ANEB forte para ajudar e apoiar nossas escolas, diante de tantas dificuldades pelas quais a maioria delas têm passado. Deus os abençoe!

veja também