Até onde devo ir ao ver meu líder se desviar?

Até onde devo ir ao ver meu líder se desviar?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

(Num 22:22) Acendeu- se a ira de Deus, porque ele se foi; e o Anjo do SENHOR pôs- se- lhe no caminho por adversário. Ora, Balaão ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos, com ele. Viu, pois, a jumenta o Anjo do SENHOR parado no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; …
 
Permite-me apresentar um homem chamado Balaão, homem que ouvia a voz de Deus mas não enxergava NADA.
 
O profeta tinha recebido uma resposta do Eterno clara : Não ir até Balaque (que lhe pediu amaldiçoar o povo escolhido) .
 
Obstinado pela oferta (dinheiro) do inimigo de Deus, Balaão cede a tentação e parte a caminho contra a vontade permissiva de Deus.
 
A comparação que usarei nessa reflexão pode parecer estranha no momento,mas acredito que ela vai ajudar pessoas, lideres e membros a saber lidar com situações delicadas onde a sua autoridade instituída por Deus estaría indo para um caminho errado.
 
balaão
O que fazer quando um esposo, pastor ou líder não ENXERGA mais ?
 
Se você é vitima desse fardo humilhante e Deus lhe chamou para estar submisso(a) a esta pessoa , então, lhe convido abrir os seus ouvidos e tirar uma lição da mula de Balaão!
 
Balaão tinha uma linda aliança com a sua mula. A mula tinha como missão ,levar a cabo o propósito de Balaão ,carregando-o ,servindo-o sem questioná-lo jamais.
 
Mas a bíblia diz que o Anjo do Senhor se colocou no meio do caminho e a mula o viu, mas Balaão não.
 
O que fazer quando Deus lhe dá a graça de ver quando a sua autoridade ainda não ?
 
Primeiro, entenda que a única razão que uma autoridade instituida por Deus não venha a enxergar mais é porque o orgulho entrou no coração dela a ponto de ficar tao obstinada por fazer o errado, que Deus terminou livrando a sua propria concupiscência .
 
Amigo(a) ,quando isso acontece, a mula não pode negligenciar nem ignorar aquilo que ela vê !
 
Saiba lidar com humildade sobre aquilo que Deus lhe mostra,mesmo que ,os que ainda não lhe valorizam não venham a enxergar.
 
Não escondo o fato que isso resulta, às vezes, em grandes conflitos internos, mas a “mula” (vitima) terá que escolher!
 
Se a mula de Balaão, vendo o perigo, tivesse continuado a sua caminhada na direção daquilo que seu líder corrompido queria, então a mula, junto com seu mestre, teria perecido!
 
Um servo que ama verdadeiramente o seu líder JAMAIS aceitará levá-lo em lugares onde o desejo da concupiscência do seu mestre será consumado.
 
“ A MULA ” fiel assumirá o risco de ser batida, humilhada e maltratada …até um certo limite, claro .
 
E até onde chegamos ao nosso limite ? Até que a sua vida com Deus e a sua missão não venha a ser prejudicadas pela circunstancia.
 
Ao ver o anjo do Senhor, a mula se desviou do ”caminho errado”, e esta foi espancada. Logo após , o anjo do Senhor “coseu- se contra o muro e comprimiu contra este o pé de Balaão; por isso, tornou a espancá- la. ”
 
Para os que perseveram em honrar os seus líderes ,mesmo eles sendo humilhados, serão honrados por Deus!
 
Balaão, sem enxergar nada, pensou que a mula havia enlouquecido. Vendo novamente o Anjo, Ele a pressiona contra um muro comprimindo o pé de Balaão .
 
Se a cegueira do seu líder continua, o Eterno irá pressioná-lo, mas infelizmente, também tu o serás , porque Deus o usará para aquilo.
 
Mas o dono da mula continuou a espancá-lá !
 
Então, …
 
( Num 22:26) Então, o Anjo do SENHOR passou mais adiante e pôs- se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita, nem para a esquerda. Vendo a jumenta o Anjo do SENHOR, deixou- se cair debaixo de Balaão; acendeu- se a ira de Balaão, e espancou a jumenta com a vara.
 
Finalmente, Deus se apresentou uma vez mais a ” mula que vê ” e a bíblia diz que quando viu o Anjo, dessa vez, caiu sobre o seu dono.
 
Este foi o limite da mula que mesmo assim voltou a ser espancada. Ali, Deus fez com que a mula falasse e disse ela :” Acaso, tem sido o meu costume fazer assim contigo? Ele respondeu:Não.”
 
A mula convence o seu mestre, pela graça que Deus Lhe concedeu, em que falasse que a atitude que ela teve para com ele foi para um motivo.
 
Incentivo você, que esta passando por uma grande luta, sendo humilhado(a), desprezado(a) por pessoas que Deus colocou acima de você, de batalhar até o final das suas forças. Notam que quando a mula caiu ,ficando sem força fisicas e emocionais para aguentar tal pressão, Deus lhe deu uma GRAÇA PODEROSA , o direito de ser OUVIDA!
 
Aleluia !
 
(Num 22:31) ..Então, o SENHOR abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça e prostrou- se com o rosto em terra.
 
 
 
Valeu a pena o esforço ? SIM !
 
Balaão terminou percebendo que aquilo que estava fazendo com ela não estava certo! E diante tal revelação , os olhos de Balaão se abriram e conseguiram enxergar onde estava Deus !
 
CONCLUSÃO :
 
Suportar ser humilhado injustamente mantendo firme a sua posição em Cristo só lhe acrescentara beneficios :
 
1- O direito e a honra de sofrer por causa de Cristo.
 
2- A oportunidade de salvar quem um dia o amou e respeitou .
 
3- Ser exaltado por Deus ao receber o seu futuro galardão.
 
 
UMA ORAÇÃO PARA HOJE :
 
Senhor, estou sendo humilhado (a) como esta ” humilde mula ” mas não mudarei a minha posição mesmo que as minhas forças emocionais e físicas desfaleçam. Sei que me darás a graça necessária para ser ouvido (a) mesmo que ainda não chegou o tempo. Vale a pena perseverar ! E se o meu ” Balaão ” recusa enxergar  após ter sido pressionado(a) , SEMPRE permanecerei na minha posição de filho(a) de Deus ainda que tudo desabe ao meu redor em nome de Jesus. Amém.
 
 
por Chris Durán

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições