Ativista que militou ao lado de Madre Teresa fala aos jovens cristãos

Ativista que militou ao lado de Madre Teresa fala aos jovens cristãos

Atualizado: Sexta-feira, 23 Setembro de 2011 as 3:02

A proposta radical e polêmica de Shane Claiborne poderia fazer boa parte das igrejas brasileiras torcerem o nariz. Mas, para a organização do movimento ‘Usina 21 | Jovens, Ideias e Transformação Social’, suas palavras não incomodam nem um pouco.

O sociólogo que vem atraindo a atenção da mídia norte-americana pela mensagem de justiça social e defesa dos pobres, contraposta à chamada “teologia da prosperidade”, será o preletor principal da 7ª edição do encontro, que acontece em 24 de Setembro, em São Paulo.

Shane é ativista e escritor cristão, membro fundador do The Simple Way (O Caminho Simples), comunidade cristã na Filadélfia baseada nos valores da Missão Integral. Além de trabalhar ao lado de Madre Teresa, em Calcutá, estagiou na Igreja de Willow Creek, na região suburbana de Chicago, e visitou o Iraque durante a guerra para falar do Evangelho. Ele é autor dos livros Jesus for President (Jesus Para Presidente), Becoming the Answer to Our Prayers (Tornando-nos A Resposta às Nossas Orações) e The Irresistible Revolution (A Revolução Irresistível).

“A ideia de fazer o convite ao Shane surgiu da proximidade entre a proposta do Usina e a defendida por ele. O evento é plural e não tem tabus para discutir com a juventude assuntos controversos sob um ponto de vista cristão e de engajamento social. Ao saber disso, ele aceitou o convite”, conta Carlos Bezerra Jr., deputado estadual que idealizou o fórum.

Oficina G3 na abertura e mais 40 oficinas

Além da participação de Shane, a banda gospel Oficina G3 fará a abertura do Usina 21 e o show de encerramento ficará a cargo do grupo Palavrantiga. A edição trará novamente a diversidade de oficinas que já é tradicional para os “usineiros”, como são chamados os participantes do encontro. Ao longo do dia, haverá 40 palestras, dividias meio a meio, entre manhã e tarde.

Entre os palestrantes estão o sociólogo e mestre em Ciências da Religião, Gedeon Alencar; o ator Kaio Pezutti, que já trabalhou com o diretor de teatro Antunes Filho e, recentemente, atuou no longa brasileiro “Bróder” – vencedor do Festival de Gramado de 2010 como melhor filme –; o músico contra-baixista da banda Oficina G3, Duca Tambasco; a missionária Analzira Nascimento, voluntária em Angola em meio à guerra civil, e o pastor Levi Araújo, coordenador do Fórum Cristão de Profissionais.

No intervalo entre as oficinas de temas como sustentabilidade, bullying, evangelização underground, mercado de trabalho, contribuição cultural da juventude evangélica etc., haverá show de musica nordestina com Roberto Diamanso, apresentação do grupo Baixo e Voz e espaço para exposições de peças produzidas com materiais reaproveitáveis.

veja também