Autoridades vietnamitas demolem casa e sede de igreja

Autoridades vietnamitas demolem casa e sede de igreja

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 10:23

Segundo fontes, mais de 500 soldados e policiais isolaram com cordão a sede da igreja e a casa do reverendo Nguyen Hong Quang, na terça (14 de dezembro), e com equipamentos demoliram rapidamente os dois andares da construção do local. O pastor Menonita Quang e seus seguidores não interferiram na demolição, mas uma alteração aconteceu: longe da cena, autoridades agrediram até deixá-lo inconsciente após ele objetar-se para a apreensão de 20 bíblias de estudantes.

A demolição culminou uma batalha de desapropriação da propriedade. A área da cidade onde o centro Menonita está localizado, Thu Thiem no Distrito 2, foi zoneada para o desenvolvimento urbano, e o governo desapropriou terras para este propósito. Os que construíram antes de 1992 conseguiram um preço fixo por metro, e aqueles como o pastor Quang, que construíram depois que o governo supostamente anunciou os planos de desenvolvimento, tiveram somente metade da quantia.

O pastor Quang, que foi treinado legalmente, apelou e ajudou alguns vizinhos a fazerem o mesmo. ítimas da desapropriação da igreja Menonita disseram que o governo estava usando meios legais como pretexto para subjugar sua igreja.

 “Eles estão sempre procurando por desculpas para nos subjugar”, disse um líder que pediu anonimato. “Este evento foi cuidadosamente planejado desde pelo menos setembro, quando eles começaram a caluniar o pastor Quang nos jornais”.

Tradução: Tatiane Lima

veja também