Avenida de Fortaleza (CE) é renomeada em homenagem a Dr. Silas Munguba

Avenida de Fortaleza (CE) é renomeada em homenagem a Dr. Silas Munguba

Atualizado: Sexta-feira, 7 Fevereiro de 2014 as 4:39

Avenida de Fortaleza (CE) é renomeada em homenagem a Dr. Silas MungubaConhecida por ligar os bairros do Castelão e da Parangaba em Fortaleza (CE) a Avenida Dedé Brasil teve o seu nome mudado para Dr. Silas Munguba. A mudança tem como razão, homenagear o conhecido médico cristão da cidade - falecido em 15 de junho de 2009 - idealizador de projetos sociais, como o centro de recuperação para dependentes químicos "Desafio Jovem". 
 
A mudança já havia sido aprovada pela Câmara Municipal em 27/10/2010 e publicada no Diário Oficial do Município. Porém somente ao final de janeiro deste ano as placas foram trocadas. Ao todo, foram colocadas 173 novas placas de parede e 31 pontes de identificação.
 
Ao comentar a troca das placas antigas pelas identificações com o novo nome, o autor do projeto, vereador Antônio Henrique (PTN) confessou não encontrar motivos que justifiquem tal demora (mais de três anos).
 
“Não sei porque demorou tanto tempo para essa troca. Desde que foi publicado no Diário Oficial  (em 5 novembro de 2010) enviamos solicitações cobrando a troca dos nomes”, afirmou.
 
A casa de recuperação "Desafio Jovem" foi fundada pelo Dr. Silas há mais de 35 anos e atualmente é referência para o tratamento de dependentes químicos no nordeste. 
 
O autor do projeto também esclareceu que o nome "Dedé Brasil" não foi exatamente mudado por esta iniciativa. Antes mesmo de ser renomeada em homenagem ao médico, a via já teria recebido outro nome.
 
“Na época do projeto, fui fazer um estudo sobre a avenida. Popularmente, ela é conhecida por Dedé Brasil. Mas, oficialmente, antes mesmo de ser Dr. Silas Munguba, era Avenida Pedro Ramalho. Então, não fui eu quem tirou o nome Dedé Brasil”, lembrou.
 
O vereador explicou que a renomeação desta avenida tem um significado especial para o trabalho que Dr. Silas realizou em Fortaleza.
 
“A história dele começou naquele lugar, eu achei justo ser lá. Eu trabalhei de perto com o Dr. Silas, mas mesmo que esteve distante, acompanhou a história dele”, justifica Antônio Henrique.
 
Além da homenagem feita com a renomeação da avenida, uma outra comunidade terapêutica  também ganhou o nome do médico. Este segundo centro de tratamento localiza-se no bairro Conjunto José Walter, em Fortaleza (CE) e é administrado pela prefeitura de Fortaleza (CE).
 
Com informações do G1

veja também