Um grande avivamento está acontecendo na Transnístria, uma região da Moldávia sob domínio russo, apesar da forte repressão de Moscou.
Segundo a CBN News – que conseguiu acesso exclusivo à isolada região, onde poucos jornalistas estrangeiros são autorizados a entrar –, chegar ao local não é tarefa fácil.
“Começamos a jornada de 8.000 quilômetros da Costa Leste dos EUA, parando primeiro na pequena capital da ex-república soviética da Moldávia, Chisinau. De lá, seguimos para o norte, ao longo da fronteira sudoeste da Ucrânia, onde Moscou recentemente provocou turbulência política”, relatou o repórter Jorge Tomás.
Mapa Transnístria. (Captura de tela/YouTube/CBN News)
“Passamos por vários postos de controle russos até a capital da Transnístria, Tiraspol, onde uma enorme estátua de Lenin ainda adorna a praça da cidade”, contou.
Da Ucrânia para a Transnístria
De acordo com Tomás, Deus colocou no coração de Yuriy Semenyuk o peso de levar sua família para essa região instável.
O pastor Yuriy, vindo da Ucrânia, enfrentou ameaças de gangues e autoridades, mas perseverou em sua missão.
“No meu coração, eu realmente amo as pessoas; essa é minha paixão: servir às pessoas. Eu amo a Deus e sempre quis fazer algo por Ele durante toda a minha vida. E, depois de um tempo, Deus me disse: ‘Yuriy, eu preciso de você em um lugar chamado Transnístria’”, conta o pastor da Igreja de Cristo Salvador.
Em 2000, o Pastor Yuriy, sua esposa e seus três filhos deixaram a Ucrânia, seu país de origem, e se estabeleceram na Transnístria. Os sete primeiros anos como família missionária foram marcados por grandes desafios.
"Fui alvo de algumas pessoas do governo, policiais, da KGB e de gângsteres. O pior, claro, foi dos gângsteres, porque eles tentaram me matar, tentaram sequestrar meus filhos. Uma vez fui sequestrado, mas graças a Deus, Deus me deixou escapar", lembra ele.
Um vídeo amador de maio de 2000 registra a primeira pregação de Yuriy naquela região. Mesmo sob ameaças constantes, ele seguiu anunciando o Evangelho abertamente, muitas vezes em territórios dominados por gangues.
"Alguns dos gangsters tornaram-se cristãos, tornaram-se evangélicos, as suas esposas tornaram-se evangélicas, então eles odiavam isto, por isso tentaram nos impedir", diz Yuriy.
Reavivamento
Em 1990, a Transnístria declarou sua separação da Moldávia, criando governo, moeda e soberania próprios. Embora não reconhecida internacionalmente, a região se tornou dependente da Rússia em termos econômicos, políticos e militares – o Kremlin mantém cerca de 2.000 soldados estacionados no território.
Logo, os agentes de Moscou passaram a perseguir o pastor Yuriy, mas ele permaneceu firme e não se deixou intimidar.
Pastor Yuriy Semenyuk, líder da Igreja Cristo Salvador, na Transnístria. (Captura de tela/YouTube/CBN News)
"Toda manhã, quando acordo, digo a mim mesmo: 'Yuriy, você ainda está vivo e tem mais um dia para pregar o Evangelho, mais um dia para fazer algo pelo Reino de Deus'", diz ele.
Daqueles começos humildes e, às vezes, estressantes, a Igreja de Cristo Salvador hoje é a maior congregação da Transnístria.
"Temos um reavivamento inacreditável", diz ele. "Ainda estamos vivos 24 anos depois no campo missionário, ainda estamos vivos!"
Crescimento
A cada domingo, centenas de pessoas enchem a igreja, muitas ouvindo o Evangelho pela primeira vez. Yuriy revela o segredo do crescimento:
"Amamos a Deus, nos esforçamos para ser muito obedientes à Sua Palavra e ao Seu Espírito e, por amarmos as pessoas, fazemos tudo o que podemos para ajudá-las."
Batismos acontecem com frequência, e durante a semana, a Igreja de Cristo Salvador promove diversos programas voltados para jovens de várias idades.
Os pais também se dedicam ao ministério. Quando alguém não pode comparecer à igreja, é comum que os membros saiam às ruas de Tiraspol e das cidades próximas para realizar evangelismo.
Yuriy diz que a igreja frequentemente relata sinais, maravilhas e milagres após a pregação do Evangelho.
"Por exemplo, pode ser um câncer, e o câncer desaparece. Ou alguém tem um problema de visão e Deus cura essa visão. Pessoas surdas podem ouvir", descreve ele.
"Acredito que todo esse poder está no Evangelho e todos esses milagres acontecem porque as pessoas pregam o Evangelho e Deus nos equipa para o Evangelho, para pregar o Evangelho e fazer discípulos."
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições