Barco da SBB leva atendimento médico e espiritual aos ribeirinhos da Ilha de Mocajuba (PA)

Barco da SBB leva atendimento médico e espiritual aos ribeirinhos da Ilha de Mocajuba (PA)

Atualizado: Quinta-feira, 29 Outubro de 2009 as 12

Neste sábado, 31 de novembro, o barco Luz na Amazônia, mantido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), inicia mais uma viagem dedicada a levar atendimento médico e espiritual à população ribeirinha. Desta vez, a comunidade a ser visitada é a Ilha de Mocajuba, no município de Bujaru (PA), a quatro horas de barco de Belém. Comunidade de origem quilombola, Mocajuba é rica em cultura e belezas naturais. Porém, concentra alto índice de população em situação de risco social. Serão dois dias de atendimento, com o retorno da embarcação previsto para o dia 1 de novembro.

A ação integra o programa Luz na Amazônia, por meio do qual a Sociedade Bíblica do Brasil dedica-se, há 47 anos, a prestar assistência médica, social e espiritual às populações ribeirinhas da região, que vivem em situação de extrema carência. O barco-hospital Luz na Amazônia III, utilizado no programa, foi especialmente projetado para navegar na Bacia Amazônica e proporcionar atendimento médico de qualidade. A embarcação conta com enfermaria, consultórios médico e odontológico, farmácia e laboratório de análises clínicas, estrutura que possibilita realizar desde atendimentos de emergências até cirurgias de pequeno porte.

O barco realiza viagens periódicas a roteiros pré-determinados, alcançando preferencialmente comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos. Entre os objetivos do programa estão: elevar o padrão de qualidade de vida do ribeirinho; promover sua transformação social; promover seu desenvolvimento espiritual e cultural; proporcionar mais visibilidade para a realidade social da região.

Neste ano, o programa Luz da Amazônia tem como meta realizar 40 viagens para 11 comunidades do Pará, totalizando cerca de 26 mil atendimentos. Entre as entidades que participam destes atendimentos, estão a Defensoria Pública, a Universidade Federal do Pará e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, com as quais a SBB mantém convênios.

Luz no Brasil

Em 2008, com o intuito de replicar em outras regiões do país os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia e ampliar sua abrangência, a SBB criou o Luz no Brasil que tem como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual; e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania. A primeira iniciativa foi o programa Luz no Sul do Brasil, que conta com o ônibus-ambulatório Rodas do Socorro, atualmente percorrendo a região do Vale do Ribeira, umas das mais problemáticas e carentes do Paraná. Em 2009, o programa ampliou ainda mais sua atuação, com o lançamento do programa Luz no Nordeste, que contará com um caminhão-ambulatório para percorrer a região.

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Fundada em 1948, a SBB construiu sua trajetória com base na missão de "difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento cultural e social?. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também