Batistas de Pernambuco realizam 38ª Assembleia Anual

Batistas de Pernambuco realizam 38ª Assembleia Anual

Atualizado: Terça-feira, 7 Junho de 2011 as 2:26

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, a Convenção Batista de Pernambuco (CBPE) realizou sua 36ª Assembleia Anual, oportunidade na qual recebeu o relatório das atividades do ano convencional, deliberou sobre o trabalho cooperativo batista e realizou momentos de comunhão e louvor a Deus sob o tema “Eu vou testemunhar e frutificar”, tendo por divisa o texto de Provérbios 11.30: “O fruto do justo é a árvore da vida e o que ganha almas é sábio”. As sessões da Assembleia foram realizadas na Capela David Mein, do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB).

Abertura

A sessão de abertura teve início às 19h30 do dia 29 com a mesa composta pela diretoria da CBPE, que foi presidida pelo pastor Ney Ladeia e composta dos presidentes de honra: Pastor Ernani Araújo, pastor Israel Guerra, pastor José Almeida Guimarães, pastor Merval Rosa, pastor Baruch Bento e pastor Zaqueu Oliveira, dos vice-presidentes pastor Alberto Freitas e Dayse Oliveira, das secretárias Benicia Moraes e Jaqueline Rodrigues, do secretário geral, pastor João Marcos Florentino de Souza, do diretor executivo da Convenção Batista Brasileira, pastor Sócrates Oliveira de Souza, do diretor executivo da Junta de Missões Nacionais, pastor Fernando Macedo Brandão, do presidente da seção de Pernambuco da OPBB, pastor Valdemir Aracanjo, do diretor do Colégio Batista, Ildibas Nascimento, e da professora Dayse Oliveira, representando a diretoria da CBB.

Após o processional, com a entrada das bandeiras do Brasil e de Pernambuco, o presidente da CBPE declarou instalada a 38ª Assembleia da CBPE, o pastor Zaqueu Oliveira orou então ao Senhor rogando sua orientação para os trabalhos e, posteriormente, o plenário entoou o hino oficial. O relatório inicial registrou 750 mensageiros representando 217 igrejas.

Pregação e louvor

O plenário da Assembleia foi edificada com as brilhantes mensagens do orador oficial, pastor Eminadabe Gaião Dias, da Igreja Batista Memorial de Olinda, do pastor Ney Ladeia, da Igreja Batista da Capunga, e pelos estudos bíblicos ministrados pelo pastor Alfredo Oliveira. A Assembleia, ao longo de suas sessões, foi inspirada pelos cânticos dirigidos pelos maestros Apolônio Ataíde Junior, da Igreja Batista da Capunga, Leila Guimarães, da Igreja Batista do Cordeiro, e Jeronimo Brito, da Igreja Batista San Martin, regendo os coros das suas respectivas igrejas, além do Coro dos Diáconos Batistas e outros grupos musicais.

O plenário da Assembleia recebeu informações do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, das Juntas de Missões Nacionais e de Missões Mundiais da CBB, do Conselho Geral da CBB, da Comissão Predial Batista, do Lar Batista Elizabeth Mein (crianças), do Lar Batista para Anciãos e do Seminário de Educação Cristã (SEC). recebeu destaque a palavra do pastor Fernando Brandão (JMN), trazendo informações da sua agência.

Noite de missões estaduais

O programa, dirigido pelo presidente da Coordenação de Evangelismo (CEVAM), apresentou vídeo do trabalho missionário estadual em 130 cidades e distritos, envolvendo 126 missionários. O coordenador interino da CEVAM, pastor Eliezer Moreira, fez o lançamento da Campanha de Missões Estaduais 2011, sob o tema “Ajudando a testemunha do Evangelho em Pernambuco”. O pastor Fernando Brandão trouxe uma mensagem desafiadora, exortando os presentes a se engajarem na obra missionária para ganhar Pernambuco e o Brasil para Cristo. O presidente convocou à frente os missionários estaduais, apresentando ao plenário da Assembleia os 135 missionários da CBPE. O culto foi encerrado com os presentes, num grande coro, cantando “O cântico da colheita” e orando ao Senhor da Seara para enviar ceifeiros.

As câmaras setoriais de Educação, Missões e Apoio às Igrejas receberam e aprovaram os relatórios das instituições da CBPE, destacando-se as atividades da CEVAM, coordenando mais 130 missionários estaduais em 130 municípios, da Coordenação de Educação Cristã (CDC), do NUBEM em Serra Talhada, com cursos de missiologia e música sacra no sertão, do Colégio Americano Batista (CAB) e da Associação Batista de Assistência Social (ABAS), coordenando o Programa de Educação Pré-Escolar (Pepe), de evangelização de crianças em núcleos nas igrejas.

Novas igrejas

A Assembleia recebeu no rol cooperativo da CBPE sete novas igrejas: Segunda Igreja Batista em Lagoa de Itaenga (PE), Primeira Igreja Batista em Botafogo, Paulista (PE), Primeira Igreja Batista Fundamentalista em Jardim São Paulo, Recife (PE), Igreja Batista Emanuel no Ibura, Recife (PE), Primeira Igreja Batista em Brejinho (PE), Primeira Igreja Batista em Celeiro, São Lourenço da Mata (PE), e Igreja Batista Pinheiro, em São Lourenço da Mata (PE).

Registro histórico do 110º aniversário

O secretário geral da CBPE, pastor João Marcos Florentino, cumprindo a deliberação do Conselho da CBPE, apresentou um vídeo com o registro histórico e fotográfico da Convenção Batista de Pernambuco, organizada em 31 de dezembro de 1.900, no templo da Primeira Igreja Batista de Recife, sob a direção do missionário Salomão Ginsburg, com sete igrejas, com nome de União Batista Leão do Norte, mudou o nome (1914) para Convenção Batista Regional ao incorporar igrejas de Alagoas e Rio Grande do Norte. Sucedida pela Convenção Batista Pernambucana (1925) e pela Convenção Batista Evangelizadora de Pernambuco (1940). A CBPE é resultado da fusão da Convenção Batista Pernambucana e da Convenção Batista Evangelizadora de Pernambuco (1973). A atual Assembléia é a 110ª, embora contada como 38ª, já que a cada mudança de nome a contagem foi reiniciada. O pastor Francisco Bonato Pereira, que elaborou o texto e pela pesquisa do material e publicação em O Jornal Batista, recebeu os agradecimentos da Assembleia.

Nova diretoria

O plenário da Assembleia também elegeu a nova diretoria da CBPE, assim composta: Pastor Joel de Oliveira Bezerra, da PIB Recife (presidente), pastor Israel Dourado Guerra Filho, da IB Mangabeira (1° vice-presidente), pastor Miqueas da Paz Barreto, da IB Concórdia (2° vice-presidente), professora Iracy de Araujo Leite, da IB Capunga (1ª secretária), professora Abia Saldanha Figueiredo, da IB Concordia (2ª secretária), pastor José Altair da Silva, da PIB Aguas Compridas (3º secretário), e professora Rosemaria Palmeira, da IB Capunga (4ª secretária). A Assembleia também elegeu os membros do Conselho de Coordenação e Planejamento e membros da CEVAM e da CDC. A Assembleia registrou, em seu último relatório, a presença de 925 mensageiros representando 245 igrejas.

O pastor Joel de Oliveira, eleito novo presidente da CBPE, é pastor da PIB Recife, igreja-mãe das Agências do Reino de Deus em Pernambuco. O seu ministério tem sido marcado pelo trabalho de assistência social, de modo particular na recuperação de pessoas envolvidas com drogas, através do Desafio Jovem, que ele dirige desde 1982.

A diretoria eleita foi empossada na última sessão da Assembleia, oportunidade na qual o pastor Joel de Oliveira Bezerra expôs sua expectativa na função, dizendo esperar somar com sua participação e dos demais membros e contribuir para o crescimento do Reino de Deus em Pernambuco, acompanhando os projetos da Convenção Batista Brasileira no resgate de pessoas que se encontram afastadas de Deus e da família, escravizadas pelo vício das drogas. A professora Dayse Oliveira, 1ª secretária da CBB, orou então a Deus rogando a direção divina para a nova diretoria da CBPE e para todos os envolvidos na proclamação do Evangelho do Reino no estado.

Inspirados pelas mensagens, músicas e relatórios apresentados na Assembleia, os batistas pernambucanos retomaram sua missão de proclamar o Evangelho de Cristo na sua Jerusalém (a sede de cada igreja), na sua Judéia (Pernambuco) e até aos confins da terra, rogando as bençãos e a proteção do Senhor da Seara, a quem toda a honra e glória sejam dados. Amém.  

veja também