Bíblia tem alta demanda por parte das tropas no Afeganistão

Bíblia tem alta demanda por parte das tropas no Afeganistão

Atualizado: Sexta-feira, 12 Novembro de 2010 as 1:58

O Afeganistão é o lugar onde os militares dos EUA têm a maior parte dos funcionários, cerca de 100 mil soldados atualmente.  "Temos um monte de capelães que estão recebendo o projeto e enviando do Afeganistão o que acontece quando as tropas começam a ouvir a Bíblia", disse Jon Wilke para o projeto "Fé vem pelo ouvir", o maior ministério do mundo de Bíblia em áudio.

Wilke, que serviu no exército dos EUA durante sete anos, observou que alguns dos capelães estão solicitando a Bíblia em áudio e servindo as unidades com “profundidade"  na linha de frente do combate espiritual. Ele compartilhou sobre o batalhão "Darkhorse" marine no Afeganistão, que recentemente perdeu nove fuzileiros navais em quatro dias. O capelão deste batalhão havia solicitado BibleSticks antes dessa semana trágica.

"Se nós podemos ajudar estes jovens, homens e mulheres de alguma maneira deve ser fundamentado na Bíblia, então Deus vai ajudá-los a combater a depressão e caminhar através desses tempos difíceis", disse Wilke ao Christian Post. "Deus vai ajudá-los a lidar com as perdas em combate. Nós, como ministério, precisamos estar lá para dar-lhes uma Bíblia, quando eles precisam", afirma.

Entre os maiores problemas da atualidade para militares estão o suicídio e o transtorno de estresse pós-traumático, o ex-fuzileiro naval observou.

Wilke contou uma história de um sargento do exército que estava para ver um suicídio, com a responsabilidade de manter vivo um soldado prestes a se suicidar. O sargento escutou a BibleStick diariamente durante o seu tempo com o soldado suicida e foi capaz de confortá-lo usando o que ele tinha ouvido sobre a Bíblia em áudio. No final, o soldado voltou para os Estados Unidos vivo.

Desde que o projeto começou em 2008, A Fé Vem Pelo Ouvir forneceu a capelães mais de 70 mil BibleSticks. O BibleStick é um fino players de áudio digital que são pré-carregados com todo o Novo Testamento.

Somente no mês de outubro teve pedidos de mais de 20 mil BibleSticks, que é representa cerca de 500 mil dólares - valor dos recursos. Wilke afirmou que o ministério é capaz de cumprir cerca de metade dos pedidos no momento.

O ministério Fé Vem Pelo Ouvir não cobra os capelães pelo BibleSticks, que são $ 25 cada, mas levanta o dinheiro através de seus doadores, igrejas e estações de rádio cristã.

Os pedidos da Bíblia em áudio entre militares ultimamente têm sido como a palavra de propagação “promoção boca a boca” entre os seus capelães, e agora até mesmo entre os soldados. O BibleSticks são usados por capelães como um recurso que podem oferecer aos soldados que pedirem uma Bíblia ou orientação espiritual cristã.

"Quando você está alocado, você vive em quartos apertados e não tem nenhum tempo privado, porque realmente quer estar cercado por um monte de outras pessoas", disse Wilke. "Como um ex-fuzileiro naval e um cara que esteve em muitas missões, sei que é bom ter algo para colocar em seus ouvidos e fechar seus olhos para poder se distanciar do que está acontecendo ao seu redor", enfatiza.

O BibleStick coloca a Escritura em um formato que é confortável para a geração mais jovem que lê pouco, observou Wilke. Ele disse que nunca viu em suas tropas nenhum companheiro lendo qualquer coisa, com exceção de uma revista da ESPN, mas sempre ouviam ou assistiam a alguma coisa.

"Eles são muito audio-visual", disse Wilke, que deixou o exército em 2004. "E sendo assim, ter uma Bíblia neste formato é uma das melhores maneiras de se comunicar com esta geração, porque eles simplesmente não lêem como as gerações do passado."

Outros países para onde o BibleSticks é enviado são:  Iraque , Kuwait, e no Kosovo.

veja também