Biblioteca Municipal de Barueri (SP) receberá a Bíblia completa em Braile

Biblioteca Municipal de Barueri (SP) receberá a Bíblia completa em Braile

Atualizado: Terça-feira, 12 Maio de 2009 as 12

O conjunto de 38 volumes, doado pela Sociedade Bíblica do Brasil, será entregue durante cerimônia programada para o dia 13 de maio. Iniciativa se insere nas comemorações do bicentenário de nascimento de Louis Braille.

A Sociedade Bíblica do Brasil fará a entrega da Bíblia completa em braile à Biblioteca Municipal Luiz Odair de Souza, de Barueri (SP), em evento a ser realizado no dia 13 de maio, às 14h. Com essa iniciativa - que integra as comemorações pelos 200 anos de nascimento de Louis Braille, criador deste sistema de leitura -, os deficientes visuais atendidos pela Biblioteca terão acesso ao livro mais lido de todos os tempos.

Visitada mensalmente por cerca de seis mil pessoas, a Biblioteca Municipal Luiz Odair de Souza possui apenas dois títulos em braile em seu acervo. Agora, com a chegada desta obra, a entidade poderá ampliar o atendimento ao público de deficientes visuais. "Para a SBB, é fundamental abastecer bibliotecas com a Bíblia em Braile, pois isso significa dar a oportunidade a várias pessoas com deficiência visual de ter acesso à Palavra de Deus, já que um único exemplar pode ser compartilhado de forma democrática por vários leitores", afirma o secretário de Comunicação e Ação Social da entidade, Erní Seibert, enfatizando que devido ao alto custo da publicação, para alcançar a totalidade desta população a SBB tem empreendido grande esforço no sentido de que a Bíblia em Braile esteja disponível em todas as bibliotecas públicas do país. Prova disso é que em 2008 foram entregues 14 exemplares da Bíblia em Braile em diferentes regiões do país para bibliotecas e organizações que prestam atendimento a esse público. Para 2009, a previsão é entregar 18 exemplares da publicação.

Composta por 38 volumes, a Bíblia completa em braile é produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil, na Imprensa Braile, integrada à Gráfica da Bíblia - localizada na Sede Nacional da entidade, também no município de Barueri. Com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, uma tradução que adota estrutura gramatical e linguagem mais próximas da falada pelo brasileiro, foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizadas em braile.

Os volumes da Bíblia em braile são fornecidos gratuitamente pela Sociedade Bíblica do Brasil aos deficientes visuais cadastrados no programa Inclusão do Deficiente Visual, desenvolvido pela SBB há mais de 15 anos. Ao ampliar a oferta de literatura bíblica em formato adequado para esse público, o programa tem contribuído no processo de inclusão social, desenvolvimento cultural, amparo espiritual e na reabilitação das pessoas com deficiência visual.

A SBB

Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento cultural e social". É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas.

Doação da Bíblia em Braile à Biblioteca Municipal Luiz Odair de Souza

Data:                      13 de maio de 2009

Horário:                  14h

Endereço:               Rua Duarte da Costa, 15 - Parque Imperial - Barueri - SP

veja também