Bispo da Letônia pregará no congresso dos batistas letos

Bispo da Letônia pregará no congresso dos batistas letos

Atualizado: Terça-feira, 7 Junho de 2011 as 1:50

Nova Odessa, cidade próxima de Campinas (SP), possui várias igrejas e congregações batistas. A Primeira Igreja Batista em Nova Odessa, situada num bairro denominado Fazenda Velha, é uma referência entre as igrejas batistas letas do Brasil e também na Convenção Batista Brasileira. Lá foi fundada a primeira colônia leta no estado de São Paulo. Em 1906 um grupo de imigrantes chegou da Letônia e ao mesmo tempo veio um grupo de letos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No mesmo ano foi organizada a igreja, até hoje conhecida como Igreja da Fazenda Velha.

A Associação Batista Leta do Brasil (ABLB) está preparando seu 62º congresso, que irá acontecer entre os dias 7 e 10 de julho deste ano. E a Primeira Igreja Batista em Nova Odessa está estruturada para bem receber todos os letos e descendentes em seu belo templo e em dependências apropriadas para as reuniões e refeições. A programação terá na noite do dia 7 um culto especial totalmente em língua leta. A abertura solene do congresso será na noite de sexta-feira, dia 8. Na manhã de sábado a ABLB terá Assembleia. A tarde está reservada para a reunião do Departamento Feminino e outros grupos de estudos. À noite acontece um grande culto com mensagem, promoção missionária e músicas pela orquestra. O domingo, 10 de julho, marca o encerramento do congresso com culto solene pela manhã, audição da Banda Municipal de Nova Odessa à tarde (no pátio do templo) e o Culto Missionário Jovem à noite. Nos cultos, sempre muita música especial, os hinos do Coro Reunido “Gunnars Tiss” e outros grupos vocais.

No congresso deste ano teremos o privilégio de ouvir as pregações do pastor Peteris Sprogis, atual bispo da União das Igrejas Batistas da Letônia. Ele tem sido usado por Deus no desenvolvimento de ações para fortalecer as igrejas do país, nos projetos de abertura de novas igrejas e também na evangelização dos países bálticos. Em virtude de seu dinamismo e liderança eficiente foi reeleito para mais 4 anos.

veja também