Bispo reitera compromisso da igreja no resgate dos valores morais

Bispo reitera compromisso da igreja no resgate dos valores morais

Atualizado: Sexta-feira, 5 Novembro de 2010 as 10

O bispo da diocese de Ondjiva, dom Fernando Guimarães Kevano, reiterou nesta quinta-feira, na província do Cunene, o compromisso da Igreja Católica no resgate dos valores morais, com vista a criação de uma sociedade harmoniosa.

Em declaração à Angop, dom Fernando Kevano salientou que  os relatos diários sobre os casos de violência nos lares, os homicídios é violações sexuais é vergonhoso, pelo que a igreja traçou um programa denominado" A família e o matrimónio", que irá desenvolver no período de 2011 a 2013 em todas paroquias, missões, capelas e outras agremiações, acções sobre a educação moral e cívica das famílias, com vista a sua  moralização.

De acordo com dom Kevano, a base de qualquer pessoa está na família, daí a importância da educação da mesma na mudança de comportamentos e tomada de atitudes positivas rumo à criação de uma sociedade harmoniosa.

Ressaltou que "uma sociedade cuja população é educada na base de princípios e normas universalmente aceitáveis, através da doutrina de Deus, na qual é sustentada pelo amor, fortalecida pela comunhão e solidificada pelas virtudes necessária para um desenvolvimento equilibrado".

No seu entender, a família é o fundamento da humanidade, na qual prefigura a coesão interna e a qualidade moral e ética da sociedade, dai a necessidade do respeito ao bem comum, sobretudo na pessoa humana, no respeito pela diferença e na preservação das infra-estruturas que o governo está a construir um pouco por toda a província.

O prelado acrescentou ser fundamental a educação das famílias dentro dos princípios doutrinais consciencializar os casais, os jovens, a família angolana no respeito, convivência humana com espírito de amor, compreensão, união e sem represálias.

Dom Fernando Kevano apelou a sociedade civil a colaborar nesta empreitada uma vez que sou unidos poderão alcançar os objetivos preconizados.

veja também