Blogueiro cristão libertado da prisão

Blogueiro cristão libertado da prisão

Atualizado: Quinta-feira, 19 Agosto de 2010 as 9:17

Um blogueiro cristão copta foi preso no Egito sobre falsa acusação de insultar o islã, e depois de quase dois anos sem uma acusação no âmbito da Lei de Emergência do país, foi libertado da prisão.

Hani Nazeer, 31, um funcionario da escola e blogueiro foi preso em 3 de outubro de 2008 em resposta a um link de site copta colocado por ele como, “a pregação do amor.” O site copta tinha um link online para “tolo Azazil em Meca,” um controverso livro escrito em resposta a “Azazil”, uma nova crítica ao cristianismo.

Enquanto o autor egípcio de “Azazil”, Youssef Zeidan, ganhou prêmios internacionais e em todo mundo de língua árabe por seu livro, o link para “tolo Azazil em Meca” rendeu a Nazeer um ano e nove meses de prisão. Nazeer diz que quando postou o link, não sabia que existia um link para “tolo Azazil em Meca”, e que nunca leu o livro. Ele diz que há um duplo padrão no Egito quando se trata de alguma crítica ao islã.

Durante sua prisão, Nazeer diz que foi agredido, exposto a constantes privações e pressionado a se converter ao islã por criminosos violentos.

“Um prisioneiro me disse, ‘se você se converter sairá em dois dias’”, contou.

Ele foi liberto em 22 de julho por causa das recentes reformas da lei de emergência.

Tradução: Carla Priscilla Silva

veja também