Brasília recebe programa de incentivo à comunhão espiritual

Brasília recebe programa de incentivo à comunhão espiritual

Atualizado: Segunda-feira, 13 Junho de 2011 as 11:13

Uma pequena criança, filha de um funcionário da sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, foi apresentada diante de Deus no último sábado, dia 11 de junho. Na sua apresentação, o pastor Miguel Pinheiro, diretor de Mordomia Cristã da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista (DSA), ressaltou que mesmo recém tendo chegando ao mundo, ela já deve ser motivo de oração por sua jornada cristã enquanto aqui viver. Foi um recado extensivo aos demais presentes, funcionários da instituição e seus respectivos familiares que participavam do lançamento da quarta fase do Seminário de Enriquecimento Espiritual (SEE). A temática é propícia e é intitulada de Minha Vida na presença de Cristo. Conforme Pinheiro, o objetivo do SEE é consolidar o hábito de uma comunhão espiritual com Deus nas primeiras horas do dia. E quarta fase destaca a necessidade de se permanecer com Cristo ao longo o dia. “Não é apenas estarmos com Cristo no começo de um novo dia, mas Deus em nós todo o tempo”, ressaltou.

Mais de 300 pessoas ouviram palestras sobre a necessidade de consagração diária, a importância da fidelidade ao sábado, sobre o louvor e a respeito de meditação em evento realizado em Brasília. Também tiveram oportunidade de discutir alguns temas relacionados em grupos. Um dos momentos mais empolgantes foi quando todos se envolveram na produção de rápidos vídeos, produzidos com celulares mesmo, em que o conteúdo deveria ser um dos capítulos do material da 4ª fase do SEE. Rafael Tavares, filho de um servidor da DSA, disse que lhe chamou muito a atenção os vídeos produzidos pelos grupos, principalmente por causa da criatividade. Ele comentou que os assuntos ficaram mais claros com ideia dos vídeos. Ele gostou da abordagem de alguns temas, como a guarda do sábado, e ressalta que é importante aprofundar mais as discussões.

A observância do sábado foi um dos temas debatidos e está presente, também, no guia que cada participante recebeu para ser objeto de sua meditação e estudo nos próximos 40 dias. O pastor Areli Barbosa, líder do Ministério Jovem, explicou que a preparação psicológica e espiritual para a guarda do sábado de acordo com a Bíblia começa uma semana antes. “A sexta-feira, então, é o dia especial de preparação”, ressaltou. O pastor Marcos Bomfim, secretário-ministerial associado, fez um paralelo interessante entre refeições materiais e espirituais. “Na vida espiritual, quanto mais as pessoas se alimentam, mais fome possuem. É diferente da comida normal”, expôs. Bomfim falou de sua experiência pessoal e de como tem sido satisfatório para ele memorizar trechos da Bíblia Sagrada em sua devoção pessoal diária.

Já o pastor Elbert Kuhn, assistente da presidência da DSA, fez uma exposição sobre o que significa meditação na ótica bíblica. “A meditação, segundo a Bíblia, não leva as pessoas a se isolar, mas a aprenderem a lidar com os outros”, afirmou. Ele esclareceu, também, que a pressa diária a que se submete a maioria da sociedade, impede momentos de reflexão íntima com Deus. Ele citou textualmente o que a escritora norte-americana Ellen White deixou registrado em um de seus livros, quando afirmou que “uma razão por não haver sincero fervor religioso é porque a mente está ocupada com coisas sem importância e não há tempo para meditar”. Lição forte para cristãos agitados e ansiosos.

No encerramento, o pastor Erton Köhler, líder sul-americano dos adventistas do sétimo dia, deu um recado especial aos participantes. Köhler advertiu os presentes a não pensarem nessa preparação espiritual como algo para um futuro distante, mas que isso seja assunto de interesse de todos hoje. E lançou um questionamento profundo a todos: “você está preparado para viver seu último dia hoje?”. A resposta silenciosa de cada um será vista nos próximos dias, quando a meta é que cada inscrito no SEE Fase 4 da DSA leia e medite nas mensagens bíblicas preparadas em uma apostila.

veja também