Calma em clima turbulento

Calma em clima turbulento

Atualizado: Sexta-feira, 7 Outubro de 2011 as 10:26

Eu estive no olho de uma tempestade como o Furacão Mitch ou o Furacão Georges. E descobri que existe calma mesmo em clima turbulento. R. Ferguson

À medida que o Furacão Mitch se fortalecia tornando-se um perigoso furacão Categoria 5 com ventos permanentes de 180 mph (273 km/h), os meteorologistas diziam que era impossível dizer onde a tormenta potencialmente catastrófica iria atingir a terra. Eles estavam certos, porém, de que o Mitch não perderia nem um pouco de sua tenacidade até atingir a terra. A tempestade mostrou ser muito mais poderosa que o Georges que matou mais de 500 pessoas após atravessar o leste do Caribe e o Golfo do México. 

O Furacão Mitch, parecia seguir o Furacão Georges em seu caminho de destruição quando cortou o norte do Caribe em direção a Florida Keys, é uma das grandes tempestades ao redor do mundo que recebem diversos nomes - furacão, tufão e ciclone. Estes eventos do clima podem estar entre as mais potentes forças na natureza. Os grandes distúrbios no clima são causados quando o ar quente tropical começa a subir produzindo uma rotação circular dos ventos. O ciclone Justin que atravessou a costa Australiana em 1997 foi assim. Eu estava lá quando ele chegou. 

Previsão do Tempo 

O Centro de Previsão do Tempo estava acompanhando este ciclone por três semanas. Ele surgiu no Mar de Coral como uma das maiores formações já vistas. Durante o tempo em que foi acompanhado pelos instrumentos de verificação do clima, ele derramou chuvas intensas em todo o norte do Mar de Coral, ultrapassando a marca de dois metros em alguns lugares. Então perdeu sua intensidade e vagou devagar em direção à Nova Guiné. Nas águas mais quentes dos trópicos ele tomou fôlego e cresceu em intensidade tomando a direção da costa Australiana. Ventos fortes nas camadas superiores tosaram seu topo quando já atingia 20 quilômetros de altura, carregando a maior parte da chuva forte para longe da Nova Guiné. Mas ele continuou vindo, renovando suas forças à medida que avançava. 

Esperando 

Eu estava esperando por ele, imaginando se aquela formação iria nos atingir ou se desviar da costa. Os satélites e radares meteorológicos que monitoram o clima continuavam a acompanhar seu progresso enquanto seguia resoluto em direção à costa. Todos os habitantes da costa foram avisados para tomarem precauções, preparando-se para um possível choque com aquele imprevisível fenômeno do clima. Certamente a eletricidade seria cortada. 

Ciclone Justin 

Depois de um período em que ventos de sudeste sopraram cada vez mais forte, às 11 horas da manhã de Sábado o ciclone Justin nos atingiu. Foi uma sensação estranha como se estivéssemos sendo esmagados por ventos violentos, e então, de repente, nos encontramos no olho da tempestade. Durante uma hora ficamos no olho do ciclone que tinha 20 quilômetros de diâmetro, enquanto este passava sobre nós. 

No Olho da Tormenta 

Que experiência incrível! O clima havia se tornado calmo, apenas com algumas brisas fracas ocasionais. Acima de nossas cabeças podíamos ver um clima de ventos selvagem com nuvens turbulentas cruzando o céu em cerca de um minuto, de um horizonte ao outro. Acima de nós e ao nosso redor tudo era violência, turbulência e destruição, mas durante uma hora permanecemos no olho da tempestade. Andei pela rua. Não havia chuva, nada denotava a fúria que havia caído sobre nós apenas uns minutos antes. Somente folhas, escombros e árvores caídas provavam que um ciclone havia mesmo passado por ali. 

Violento Outra Vez 

Então o clima revelou outro fato estranho. As nuvens foram ficando mais lentas, pararam por um breve período, e então mudaram de direção. O clima se mostrava violento outra vez e os ventos uivavam na direção oposta, mais fortes do que antes. 

Tempestades em Nossa Vida 

Aquilo tudo falou forte no meu coração. Estar no olho da tempestade foi algo especial. Enquanto estava ali, observando o clima calmo, sabia que a poucos quilômetros, em todo o meu redor, a tempestade atingia seu grau máximo, mas para mim naquela hora havia calma. Na vida, às vezes temos que suportar climas ferozes e difíceis. A vida tem muitas tempestades com ventos ferozes e ficamos sujeitos a danos, além das feridas que podem deixar em nós. Podemos passar por distúrbios e nossa vida pode se tornar endurecida, amarga ou ferida por tudo isso. As tempestades podem até chegar a ser demais para podermos suportá-las. 

Calma na Tempestade 

Existe uma calma que todo ser humano pode conhecer no meio das tempestades da vida. Existe algo de muito especial no descanso e paz que Jesus pode dar. Quando tudo ao seu redor estiver tempestuoso e o clima ruim desta vida atravessar o seu caminho, você pode encontrar a calma e a paz no amor de Deus. Aquela calma que Deus dá é como estar no protegido centro das tempestades da vida. 

Sobre Águas Turbulentas 

Existe um exemplo muito bom de descanso em calma sobre águas turbulentas, ou de se passar por sobre os elementos em convulsão gozando de paz. Este exemplo é visto em um homem que viveu há muito tempo chamado Noé. O mundo havia se tornado tão mau e injusto que a destruição caiu sobre ele, mas Noé era um homem de fé. Ele creu na palavra de Deus que havia prometido que ele seria salvo da tempestade. Enquanto o juízo de Deus se abatia ao redor de Noé ele estava protegido na Arca que Deus providenciara. Aquela Arca ou barco flutuava por sobre as tribulações. Era aquela a calma providenciada por Deus no meio da tempestade. 

Você Quer Paz? 

Você deseja o lugar de calma nas tempestades da vida? Este lugar tão especial está disponível para você. Jesus disse, "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas".1 Se você crer nAquele que morreu na cruz para salvar você, esse lugar de segurança e calma será também a sua porção, em Jesus Cristo, o Senhor. 

(1) Mateus 11:28,29

veja também