Caminhão-hospital leva auxílio médico e espiritual aos moradores de Abreu e Lima 40PE41

Caminhão-hospital leva auxílio médico e espiritual aos moradores de Abreu e Lima 40PE41

Atualizado: Quarta-feira, 18 Novembro de 2009 as 12

A cidade de Abreu e Lima receberá uma visita muito especial no sábado, 21 de novembro. Será lá, ao lado o Posto de Saúde CECOM, no bairro do Fosfato, que o caminhão-ambulatório Luz no Nordeste ficará estacionado para proporcionar atendimento médico e espiritual aos moradores, em mais uma ação social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Nesta viagem, a expectativa é que sejam realizados cerca de 700 atendimentos, entre 9h e 15h.

Lançado em outubro deste ano, o programa Luz no Nordeste conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Na área da saúde, os voluntários estão capacitados a prestar serviço nas especialidades de clínica geral, fisioterapia, enfermagem e odontologia. Além disso, executam ações preventivas e educativas, por meio de palestras e exames clínicos, entre os quais o de Papanicolau. Sem conotação doutrinária, o trabalho de assistência espiritual envolve doação de literatura bíblica, aconselhamentos, audição do Novo Testamento, palestras, oficinas de leitura, além de atividades lúdicas com a Bíblia junto ao público infantil.

O caminhão Luz no Nordeste está equipado para dar apoio à equipe de atendimento. O veículo conta com dois consultórios médicos e um espaço cultural, batizado de "Mundo da Bíblia", no qual são divulgadas informações e curiosidades sobre o Livro Sagrado. Em Abreu e Lima, serão realizados atendimentos médicos e procedimentos de enfermagem, como aferição de pressão e teste de glicemia (HGT), além de exames preventivos e palestras educativas, que contarão com o apoio da Escola de Enfermagem Irmã Dulce.

O atendimento odontológico, realizado com o apoio da Faculdade de Odontologia do Recife, incluirá exames clínicos, preventivos e orientação de escovação infantil. A ação também contará com a parceria e participação da Secretaria da Saúde do Município, que disponibilizará, inclusive, um ônibus equipado com consultório odontológico, da prefeitura. Haverá também recreação com teatro de fantoche, contação de histórias e brincadeiras diversas.

A iniciativa está inserida no programa Luz no Brasil, criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender comunidades em situação de risco social. Tendo como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania, o programa já engloba duas outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia - mantido há 47 anos e inspirador da ação - e o Luz no Sul do Brasil. A expectativa é que, até o final de 2009, o caminhão Luz no Nordeste realize seis viagens para os municípios pernambucanos de Abreu e Lima, Itapissuma, Recife, além de Alcantil, na Paraíba. Com isso, serão realizados mais de 5 mil atendimentos a cerca de 3 mil pessoas em situação de risco social.

Serviço:

Luz no Nordeste visita Abreu e Lima

Data: 21 de novembro de 2009

Horário: das 9h às 15h

Local: Posto de Saúde CECOM - bairro do Fosfato

            Abreu e Lima - PE

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também