Candidatos à presidência dos EUA são entrevistados pelo pastor Rick Warren

Candidatos à presidência dos EUA são entrevistados pelo pastor Rick Warren

Atualizado: Quarta-feira, 20 Agosto de 2008 as 12

Os senadores Barack Obama e John McCain, candidatos à presidência dos Estados Unidos, escolheram a igreja de Saddleback, do pastor Rick Warren, para sua primeira aparição juntos nessa campanha. Eles participaram do Fórum Civil, atividade tradicional da igreja, transmitido por várias emissoras de TV, rádio e sites da Internet.

"Nós acreditamos na separação entre igreja e Estado, mas não acreditamos na separação entre fé e a política", disse Warren, considerado o pastor mais influente da atualidade. "Eu não concordo com o tudo o que os candidatos ensinam ou acreditam, mas ambos se preocupam muito com a América. Ambos são patriotas e têm visões muito diferentes sobre como nossa nação pode ser fortalecida. Nós temos que aprender a discordar sem 'demonizar', precisamos restaurar o civismo em nosso discurso e este é o objetivo do Fórum Civil de Saddleback".

O evento durou duas horas e contou com uma platéia de quase 5.000 membros de igreja. Warren começou fazendo perguntas primeiramente ao Senador Obama, que venceu o "cara ou coroa". Na segunda metade do programa, as mesmas perguntas foram feitas ao Senador McCain.  

As perguntas foram focadas em quatro categorias: supervisão, liderança, visão de mundo e o papel de América no mundo.  Os candidatos foram questionados sobre valores como fé, aborto, casamento homossexual, células-tronco, perseguição religiosa, órfãos do mundo, a teoria do mal no mundo e sua visão para o futuro da América.

veja também