Cansado de fazer o bem?

Cansado de fazer o bem?

Atualizado: Terça-feira, 8 Maio de 2012 as 9:32

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6.9
 
Esse versículo nos leva a refletir no dever, e ao mesmo tempo na dificuldade de fazer e praticar o bem, nos atuais dias. Esse bem que temos experimentado de Deus, esse bem que temos plena convicção que realmente vem de Deus, pois temos visto na sociedade e também na nossa vida a dificuldade de levá-lo adiante, até porque em várias circunstâncias, pensamos estar trabalhando em vão, que todos os esforços feitos pra que as coisas possa ir bem em nossa família, em nosso ambiente de trabalho e também na igreja não estão adiantando muito, isso porque não estamos vendo o resultado desse esforço todo.
 
Isso nos leva a querer desistir, a abandonar o campo de batalha no meio da luta, isso é se alguns já não abandonaram.
 
Isso acontece de algumas formas em nossa vida:
 
A promoção que estamos batalhando e não vem,sempre estudando para tirar boas notas,na espera de uma boa esposa; ou  de um bom marido, batalhando para ser um bom Pai ou uma boa mãe; na evangelização de um familiar ou de um amigo que insiste em recusar o seu convite, esforçando-se para ser sempre honesto em um país corrupto.
 
Na esperança de ver uma igreja melhor e quando os resultados não são satisfatórios nos perguntamos aonde estamos falhando, porque não está dando certo, ou até mesmo pensamos se vale a pena insistir, ficar e lutar até o fim.
 
A palavra de Deus nos orienta em Eclesiastes 11:6
 
Pela manhã semeia a tua semente... E à tarde não retenhas a tua mão... Pois tu não sabes qual das duas prosperará... Se esta... Se aquela... Ou se ambas serão igualmente boas...
 
Esse texto nos ensina que devemos continuar a praticar o bem mesmo em momentos difíceis, de dor, de adversidades. Depois de tanto batalharmos em nossa casa, pelas pessoas,  queremos por muitos momentos como diz o texto tirar a mão, pular fora, desistir, mas Deus através de sua palavra poderosa, maravilhosa, nos orienta para fazermos exatamente o contrário, para não tiramos a mão, ou seja devemos crer pela palavra naquilo que semeamos.
 
Então se temos  lutado por nossa família, lutado para levar pessoas a Cristo, para sermos pessoas melhores, temos que perseverar nisto pois os resultados aparecerão; O senhor estabeleceu regras no universo as quais não podem ser quebradas, e uma delas é que  pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7
 
Entendemos pois que se estamos plantando coisas boas, com certeza colheremos algo produtivo, proveitoso. Por isso mesmo se o momento não está sendo dos melhores pra você, INSISTA na pratica do bem, não desista, não espere as coisas melhorarem , não diga:
 
Se as coisas estivessem melhores eu seria mais fiel a DEUS; ou até mesmo se eu tivesse isso, ou aquilo...
 
Pois a palavra de Deus nos orienta:
 
 “Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá.” Eclesiastes 11:4
 
Não espere o tempo certo para praticar o bem, comece agora mesmo;
 
•           Seja fiel a Deus assim mesmo;
•           Continue orando pelos propósitos estabelecidos em seu coração;
•           Ame seu irmão mesmo que o amor não seja correspondido;
•           Perdoe mesmo que não aceitem seu perdão;
•           Seja fiel a Deus nos dízimos e nas ofertas mesmo que as coisas não estejam bem;
•           Fale de cristo em tempo e fora de tempo.
 
Assuma e viva a palavra de Deus, pois com certeza colherá essa semente plantada através de frutos.
 
É claro que isso não é fácil, aliás, é um grande desafio, pois a palavra de Deus diz “Se não desfalecermos”, ou seja, se não perdermos as forças, se não desanimarmos”.
 
Não desanime, não se canse , renove suas forças na palavra do Apostolo Paulo "Tudo posso naquele que me fortalece" Filipenses 4:13,  Deus te fortalecerá para que você possa desfrutar dos frutos gerados  a partir das sementes que foram lançadas. Assim nenhum esforço é vão no Senhor, a dedicação em fazer o bem, cuidar da família, das pessoas, contribuir para o bem estar e o crescimento do reino de Deus serão recompensados por Deus haja o que houver.
 
Por: Leonardo Peruzzo Lourenço

veja também