Capacitação prepara educadores adventistas

Capacitação prepara educadores adventistas

Atualizado: Segunda-feira, 24 Janeiro de 2011 as 10:44

Nesta semana ocorreu no Instituto Adventista Brasil Central (IABC) a Formação Continuada para todos os educadores adventistas de Goiás. O treinamento ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de janeiro. Diversos palestrantes estiveram no evento.

Além das palestras gerais os educadores foram divididos em grupos, onde puderam compartilhar projetos. Os professores que estão entrando agora receberam um treinamento especial sobre o processo de alfabetização nas escolas de Goiás.

A Coordenadora Pedagógica da União Centro Oeste Brasileira (UCOB) Eleni Hosokawa Wordell realizou um treinamento especifico com os professores das turmas do Jardim I até o 1o Ano do Ensino Fundamental sobre a Matemática na Educação Infantil, ela mostrou aos ouvintes como utilizar a sucata para ensinar Matemática e eles se dividiram e desenvolveram jogos com o material, “eles criaram jogos através da sucata, é uma coisa que muitos não sabem como aproveitar”, afirma Hosokawa.

Segundo Eleni a matemática não deve ser lembrada apenas pelos numerais, “as crianças não podem ficar só contando e decorando, antes a criança precisa ter noções de classificação e ordenação, os jogos servem pra ajudar nesse aprendizado,” complementa a coordenadora.

Os professores das turmas do 3o Ano do Ensino Fundamental até os do Ensino Médio puderam aprender técnicas e métodos com Adriana Ziemer Gallert, professora dos cursos de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e mestre em educação pela UnB. A palestra foi sobre Metodologia da Problematização, onde ela mostrou que a construção do conhecimento exige um caminho metodológico e dedicou um momento em sua palestra onde os educadores aplicaram na prática os conhecimentos teóricos que aprenderam.

Geiza Pedrosa Santos, Coordenadora Pedagógica da Associação Brasil Central destaca o evento como sendo enriquecedor, “foi um treinamento muito produtivo, todos tiveram a oportunidade de aprender bastante, nossos professores saíram unidos, renovados e preparados para 2011”, afirma Geiza.

veja também