Caráter x Segundas Intenções - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Caráter x Segundas Intenções - Coluna Luiz Roberto e Eleni Maciel

Atualizado: Terça-feira, 26 Maio de 2009 as 12

O livro de Judas no versículo 16, nos fala daquelas pessoas interesseiras, e, que se unem com outras pessoas com segundas intenções.

"Os tais são murmuradores, são descontentes andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros".

Quando bajulamos as pessoas com o objetivo de satisfazer alguma necessidade nossa, evidenciamos uma fraqueza de caráter. Por esse motivo que Pedro nos orienta, em 2ª Pedro 1:5, a respeito de acrescentarmos à nossa fé, a virtude. Que de acordo com a tradução do original grego, significa: excelência moral, caráter, integridade.

Jamais viveremos o melhor de Deus se não somos claros, transparentes, corretos nos nossos propósitos. Adular ou bajular alguém buscando algum benefício denota uma motivação errada, e, quem vive nesta prática jamais prosperará. Claro que existem situações em que vamos pedir ajuda ou compartilhar com outros as nossas necessidades, nisso não há problema.

Mas, possuir riquezas ou não, jamais deve ser a motivação para buscarmos nos relacionar com outras pessoas. Porque agindo assim, iremos tirar o foco de Jesus, passaremos a olhar e esperar pelo homem, e, a conseqüência disso, será uma vida frustrada.

É preciso ter em mente que a satisfação da qual necessitamos não se compra com dinheiro. O Dinheiro é uma benção, mas a Palavra de Deus declara que o amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal. (1ª Timóteo 6:10)

Se não somos sinceros em nossos propósitos, mais cedo ou mais tarde ficaremos expostos e envergonhados. Agir assim, é pegar um atalho na fraqueza do caráter, é abrir a porta para a operação do erro. Contudo, viver no princípio da motivação certa tem um preço, mas os resultados são duradouros; Então, podemos definir que, é possível escolhermos a semente que iremos plantar, mas não podemos escolher a colheita. Colheremos exatamente o resultado daquilo que semearmos.

Nossa vida na sinceridade, na transparência, no propósito certo, terá na vida das pessoas um efeito muito mais poderoso do que nossas palavras. Logo, vale a pena permanecer no caminho, uma vez que, o atalho nos tira do alvo.

Tudo que é  bom custa caro, mas, a graça de Deus nos ajuda a conquistar.

"Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer" Provérbios 11:1

Compilação do Livro: Motivação certa, de Edimilson Nunes

Deus te abençoe.

Luiz Roberto e Eleni Maciel são diáconos na Igreja Evangélica Verbo da Vida, no bairro do Belém, em São Paulo (SP), ministério liderado pelo pastor Eliezer Rodrigues. São formados pelo Seminário Biblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.

veja também