Católicos e evangélicos celebram a Paixão de Cristo

Católicos e evangélicos celebram a Paixão de Cristo

Atualizado: Segunda-feira, 5 Abril de 2010 as 12

No title Vários bairros e favelas do Rio foram palcos nesta sexta-feira, dia 2 de abril, de encenações do Auto da Paixão de Cristo. O espetáculo relembrou momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como a Santa Ceia, a crucificação e o sermão da montanha. Procissões e shows de música gospel também marcaram a Sexta-feira Santa.

Nos Arcos da Lapa, no Centro, o auto da Paixão de Cristo foi acompanhada por vários recursos tecnológicos e telões. Em Vista Alegre, no subúrbio do Rio, cerca de 150 atores e figurantes de comunidades vizinhas encenaram os últimos momentos da vida de Cristo.

Na favela do Terreirão, na Zona Oeste, os moradores se reuniram meses antes para escrever o roteiro e ensaiar o Auto da Paixão de Cristo. A favela do Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul, também ganhou sua versão da Via Sacra de Jesus.

Procissão e cerimônia na Catedral

Na Catedral Metropolitana do Rio, o arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu uma cerimônia que lembrou com cânticos e leituras o significado da paixão e da morte de Cristo.

"Nós celebramos hoje a vitória sobre a morte, sobre o pecado, sobre o mal. E aqueles que aceitam Cristo e carregam com ele a cruz tem essa vida nova", disse Dom Orani Tempesta.

No final da tarde desta sexta, uma procissão saiu da catedral em direção a uma caminhada por várias ruas do Centro do Rio. Centenas de fieis se aglomeraram para chegar perto das imagens de Nossa Senhora das Dores, do Senhor Morto e das relíquias da cruz de Cristo.

Show gospel atrai milhares de fieis

O clima de celebração da fé ficou presente em várias religiões. Milhares de evangélicos se reuniram nesta sexta-feira (2) para um grande show gospel, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

veja também