Católicos e evangélicos querem representantes para lutar pelas famílias

Católicos e evangélicos querem representantes para lutar pelas famílias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Durante o horário eleitoral gratuito na TV é cada vez mais comum propagandas de candidatos evangélicos. São eles, pastores, bispos e membros confessos de determinadas denominações. O motivo é que os evangélicos viram a importância de eleger seus próprios representantes para defenderem os interesses das igrejas nas câmaras municipais, nas assembléias estaduais e no Congresso Nacional.

A chamada bancada evangélica no Congresso Nacional chegou a contar com cerca de 70 deputados federais na legislatura anterior e quatro senadores -- dentre eles, Marcelo Crivella (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES), que têm mandato até 2011--, segundo levantamento parcial feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Rondônia, que é um dos estados do País com um dos maiores números de evangélicos, tem em suas câmaras municipais e na Asembleia Legislativa a presença significativa de políticos evangélicos. A lista inclui os deputados Valter Araújo e Ezequiel Neiva (da Igreja Evangélica Assembleia de Deus); Tiziu Jidalias e Edson Martins (da Igreja Presbiteriana do Brasil); Luiz Cláudio (da Igreja Metodista).

"Ante as propostas e projetos que afrontam as famílias, os parlamentares evangélicos se unem para dizer ´não´. Por isso foi importante e necessária a formação de uma bancada evangélica em Brasília, como também nos estados", declarou Magna Queirós, que é uma das coordenadoras do evento interdenominacional "Dia do Evangélico", em Rondônia.

A exemplo dos evangélicos, outra classe de cristãos em Rondônia que está se voltando nessas eleições de 2010 para constituir representatividade na parlamento estadual são os carismáticos da Igreja Católica. Pela primeira vez, lideranças carismáticas se unem no propósito de eleger um deputado estadual. O missionário Gerson Sobrinho, que concorre a uma cadeira na Assembleia, é católico de raízes e atua há mais de 15 no ministério da música da RCC (Renovação Carismática Católica do Brasil).

O apresentador de TV, Emerson Lopes, que é uma das lideranças dos carismáticos no Estado, defende que essa é a oportunidade de se ter na Assembleia Legislativa de Rondônia um representante comprometido com a fé católica e qualificado para defender os interesses de toda a família cristã. “Estamos enxergando a importância de ter a nossa voz na Assembleia. Por isso, apoiamos o Gerson, por ele ser uma pessoa de um excelente caráter e comprometido com a obra de Deus e com a defesa dos valores da família”, acrescentou Emerson.

Para Sâmia Carvalho, que é integrante do Grupo Carismático da Paróquia Sagrada Família, em Porto Velho, essa união dos carismáticos voltada ao objetivo de ter um representante na Assembleia mostra avanço e pode resultar em mudanças na política estadual. “Assim como os evangélicos têm elegido seus representantes, queremos ter um representante na Assembleia Legislativa. Um dos diferenciais do Gerson é o fato d’ele ser muito mais do que um cristão confesso. Há anos ele vem se dedicando à obra de Deus por amor. Tenho acompanhado o ministério do Gerson. Ele é um homem apaixonado pela família e que tem um coração voltado para Deus. A Casa de Leis de Rondônia precisa de homens com esse perfil”, argumentou Sâmia.

Gerson Sobrinho é membro da Renovação Carismática Católica do Brasil desde 1996; é missionário cantor católico; gravou o CD “Deus Enxugará Tuas Lágrimas” com participações de Walmir Alencar (Adoração e Vida) e do Dunga (Canção Nova), juntamente com a Comunidade Maná de João Pessoa (PB), onde serviu a igreja e trabalhou de 2001 a 2005.

Atualmente, Gerson reside em Porto Velho - juntamente com sua esposa Lizianne e as filhas Lizanne e Piêtra - onde serve a igreja local e desenvolve várias atividades eclesiásticas e sociais. Gerson é responsável pela animação litúrgica nas missas aos domingos na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde foi o idealizador e fundador do “Terço dos Homens”; é membro do grupo de oração Sagrada Família, na Paróquia Sagrada Família; também é o idealizador do Projeto “Emprega” - um audacioso sistema de capacitação e inclusão social.

Por Lucas Tatuí  

Imagem: Linconh Regis

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições