CBA realiza assembleia que confirma unidade dos batistas em Alagoas

CBA realiza assembleia que confirma unidade dos batistas em Alagoas

Atualizado: Sexta-feira, 8 Abril de 2011 as 11:35

Entre os dias 17 e 19 de março a Convenção Batista Alagoana (CBA) realizou a sua 90ª assembleia anual no templo da Igreja Batista Memorial Calvário, no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo, na periferia de Maceió.

Em todos os momentos ficou evidente nesta assembleia, que foi a de maior número de mensageiros nos últimos 15 anos, o entusiasmo de todos nos momentos inspirativos e deliberativos, o que confirmou a unidade que vem contagiando os batistas das 107 igrejas e 73 congregações da denominação no estado.

A abertura dos trabalhos foi realizada pelo pastor Jonas Bispo às 19h30 do dia 17, noite que foi denominada de missionária. Nesta oportunidade o templo da IBM Calvário ficou repleto de mensageiros. Foram cerca de 500 pessoas, com a Banda de Música do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar tocando o Hino Nacional enquanto um grupo de jovens conduzia ao recinto as bandeiras de Alagoas e do Brasil.

A assembleia foi então instalada oficialmente pelo presidente da CBA, pastor Alcides Neto, que agradeceu a presença de todos e pediu a direção de Deus para os trabalhos que se estenderiam até sábado. Logo depois o pastor da igreja hospedeira, Alberto Calado, apresentou as boas-vindas aos mensageiros, e o 1º vice-presidente da convenção local, pastor Pedro Góes, reforçou a saudação aos presentes em nome da CBA.

A noite missionária contou com muito louvor e adoração, que foram intercalados com testemunhos sobre o trabalho batista em Alagoas, no Brasil e no mundo. Logo depois o diretor executivo da Junta de Missões Mundiais, pastor João Marcos Barreto Soares, apresentou uma inspirativa reflexão com base no texto de 1 Pedro 3-4 e 10. Em síntese, ele convidou os presentes a se dedicarem a uma vida de esperança.

Além disso, o executivo de Missões Mundiais enfocou a necessidade de o cristão viver em santidade plena - tema da assembleia -, que significa dedicação a Deus e colocar a vida em Suas mãos para ser usada na missão de anunciar o Evangelho às pessoas que ainda não sabem que Jesus já pagou tudo para dar ao ser humano o alívio e a salvação. No final o pregador fez um apelo aos mensageiros para que consagrem suas vidas à obra missionária.

A assembleia teve continuidade na noite do dia 18 com um parecer da comissão de indicações e um culto inspirativo, com mensagem do orador oficial, o pastor José Armando Soares Cidaco, que atua na Igreja Batista em Barra do Imbuí, em Teresópolis (RJ).

Dentro do tema “Vida Plena e Santidade” ele levou os presentes a pensarem que os cristãos precisam edificar suas vidas para que Alagoas, o Brasil e o mundo venham a conhecer a Cristo por meio do seu testemunho.

Já na manhã e tarde do dia 19 os trabalhos foram deliberativos, transcorrendo tudo na mais perfeita ordem e harmonia, inclusive nos assuntos considerados “polêmicos” da denominação e que precisavam de uma palavra final dos mensageiros. Foi possível perceber que em tudo o Espírito de Deus falou mais forte, e todas as decisões em pauta foram encaminhadas e aprovadas unanimemente.

O estado de Alagoas Alagoas é um dos estados menos evangelizados do Brasil, situação que tem preocupado a liderança batista local. Tanto é assim que boa parte dos assuntos deliberados visava o crescimento de missões e evangelismo na capital e interior.

“Precisamos de um compromisso maior das igrejas no cumprimento do ide e na anunciação do Evangelho a todos os povos”, conclamou o diretor executivo da CBA, pastor Jonas Bispo.

A assembleia terminou na noite de sábado com o presidente Alcides Neto também convidando os batistas alagoanos a consagrarem suas vidas a Deus e a deixarem que a chama da obra missionária esteja permanentemente acesa em seus corações. “Este é o nosso maior desafio para alcançamos os povos de Alagoas e do mundo com a graça e a misericórdia do Evangelho do Senhor Jesus”, concluiu o presidente da CBA.  

veja também