Cerimônia luterana de casamento marca abertura da Oktoberfest no RS

Cerimônia luterana de casamento marca abertura da Oktoberfest no RS

Atualizado: Segunda-feira, 18 Outubro de 2010 as 5:11

A abertura da 23ª Oktoberfest de Igrejinha, no Vale do Paranhana (RS), foi marcada pelo Casamento nas Colônias. A cerimônia foi realizada na Igreja Gabriel, que empresta o nome ao município, confome os costumes alemães da década de 1920. Cerca de 300 convidados acompanharam a união de Alexssandro André Gottschalk, 32 anos, e Fanny Kochhann Lunkes, 27 anos, na manhã deste sábado.

Os convidados são identificados por uma flor de lapela. O noivo Alexssandro André Gottschalk, 32 anos, chegou em um carro da época, e foi recebido pelos quatro casais de padrinhos.

A noiva, Fanny Kochhann Lunkes, 27 anos, chegou em uma carruagem característica da década de 20, com dois cavalos, junto com o pai e os dois pajens. Ela subiu ao altar ao som da tradicional marcha nupcial tocada por um quarteto de cordas ao vivo. A cerimônia Evangélica Luterana é realizada em partes no idioma alemão e outras em português pelo pastor Jair Hoch.

A decoração é clássica, com copos de leite, orquídeas pequenas amarelas e laços brancos. Os homens e mulheres ficam em locais separados na igreja, eles estarão à direita e elas à esquerda, conforme manda a tradição. No encerramento, os noivos saem na frente e embarcam na mesma carruagem que trouxe a noiva.

Por Letícia Barbieri

veja também