Certificação em TI garante melhores salários aos profissionais da área

Certificação em TI garante melhores salários aos profissionais da área

Atualizado: Terça-feira, 12 Agosto de 2008 as 12

Profissionais de TI (tecnologia da informação) estão acostumados a mudanças rápidas de tecnologia e conceitos.  No entanto, dados de pesquisa do Institute Data Corporation  (IDC) - Brasil atestam que a experiência na área não substitui a Certificação de um profissional na área de TI.

De acordo com pesquisa do Institute Data Corporation (IDC) Brasil, as chances de um profissional certificado conseguir um emprego aumentam em 53% em relação a profissionais que não possuem este título, variando de acordo com a categoria de certificação possuída. Os salários dos profissionais que possuem certificação são 10 a 100% superiores à média que o mercado paga a profissionais que não possuem certificados, mas ocupam as mesmas funções.

Para Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br, os profissionais de TI não podem reclamar da falta de oportunidades de trabalho porque este mercado é um dos mais aquecidos. Albieiri afirma que bons candidatos não encontram dificuldade para conseguir uma colocação no mercado de TI.

No site da Curriculum.com.br há mais de 276 mil currículos de candidatos a vagas para o setor de TI, mas apenas 16.472 candidatos afirmam possuir algum tipo de certificação na área.

"O profissional de TI é um dos mais valorizados do mercado de trabalho, por isso ele deve atualizar-se constantemente e preparar-se cada vez mais para os desafios do setor. Isso exige prática e esforço", afirma Albieri.

Principais certificações do mercado:

Microsoft - Certificação nos sistemas operacionais e produtos que desenvolve

LPI - Certificação Internacional Linux

Comptia - Certificação Internacional em Hardware, Segurança e Rede

CISCO - Certificação de produtos para conectividade e internetworking

veja também