O céu na China, de repente, se transformou e apresentou uma cor vermelho-sangue assustando os moradores da cidade portuária de Zhoushan, no começo desta semana.
As condições climáticas únicas fizeram muitos se perguntarem se o fim dos tempos já havia chegado. Enquanto as pessoas faziam vídeos, podia-se ouvir as vozes questionando sobre o fenômeno misterioso.
Uma sensação de pânico se espalhou enquanto as espessas camadas de neblina eram vistas como um “mau presságio”.
O Departamento Meteorológico de Zhoushan, no entanto, esclareceu que não havia nada de errado com o clima naquele dia e que o céu carmesim foi causado pela refração incomum da luz dos barcos de pesca próximos dali.
“Quando as condições climáticas são boas, mais água na atmosfera forma aerossóis que refratam e dispersam a luz dos barcos de pesca e criam o céu vermelho visto pelo público”, disseram alguns funcionários.
O vídeo que viralizou mostra as cenas do fim da tarde vermelha até o momento em que a noite tomou conta do cenário e o fenômeno desapareceu.
A mídia local reforçou que o fenômeno climático era normal, mesmo assim muitas pessoas continuaram comentando.
Alguns usuários do Douyin, a versão chinesa do TikTok, disseram que o céu vermelho era um sinal de que “acidentes vão acontecer”.
Os comentários tiveram associação com a forma como a China lidou com a pandemia por Covid-19. O vírus ressurgiu, recentemente, na cidade vizinha de Xangai, onde novos bloqueios extremos foram implementados.
Um dos usuários que também acredita que o céu vermelho é um aviso de futuras catástrofes, disse que já começou a estocar suprimentos.
Sobre os sinais do fim dos tempos
Teólogos falam sobre os sinais no Sol, na Lua e nas estrelas. Porém, hoje em dia, como saber o que pode ser considerado profético ou não?
Quando Jesus respondeu aos discípulos sobre os sinais que indicariam o “fim dos tempos”, no livro de Lucas, além de citar terremotos, guerras, fomes e pestes, Ele também disse que haveria “grandes sinais provenientes do céu” (Lucas 21.11).
No mesmo capítulo, Jesus especificou que estes sinais estariam “no sol, na lua e nas estrelas” e que os “poderes celestes seriam abalados” (vs. 25,26). E para completar, no livro de Atos, Pedro repete as palavras do profeta Joel, reforçando sobre tudo o que Deus fará nos “últimos dias”.
“...derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Mostrarei maravilhas em cima no céu e sinais embaixo, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor”. (Atos 2.17-20)
O Guiame já divulgou a opinião de vários especialistas, que alertaram que nem todos os eventos celestiais da atualidade são os sinais dos quais Jesus falou.
O que dizem os cientistas e líderes cristãos?
“Recentemente, as pessoas estão acreditando em conceitos equivocados e associando isso com ensinamentos e profecias bíblicas”, disse Eduardo Lutz, um cristão matemático e doutor em Astrofísica e Física Nuclear.
O pastor Antônio Júnior disse que devemos ler a Bíblia e ter uma vigilância consciente: “Não podemos ignorar os sinais que mostram que Jesus está próximo, porém é preciso ter cautela ao associar as notícias com as profecias”.
“É importante observar os sinais, mas Jesus não quer que a gente fique olhando para o céu o tempo todo, só em busca de sinais. Ele não quer que a gente pare a nossa vida, mas que a gente viva e pregue o Evangelho”, disse.
O pastor Lamartine Posella, frequentemente, comenta sobre assuntos relacionados ao fim dos tempos. Para ele, os sinais estão no céu cada vez mais evidentes e apontam para a volta de Jesus.
Ele já analisou fenômenos como a “super lua de sangue” e eclipses solares. “Quando há um eclipse lunar ou ‘luas de sangue’ é sinal do juízo de Deus ou do tratamento com a nação de Israel”, especificou.
“O texto fala de eclipses”, apontou. “Segundo a Bíblia, antes da Grande Tribulação haverá eclipses solares e lunares. A Palavra está dizendo que o Sol se converterá em trevas e a Lua em sangue”, concluiu.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições