Chamados para pastorear

Chamados para pastorear

Atualizado: Sexta-feira, 1 Junho de 2012 as 8:21

“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Mt 4.19
 
Jesus caminhando junto ao mar da Galiléia, viu Pedro e André e fez um convite: venham. Andem comigo e eu os ensinarei serem pescadores de homens. E de fato Jesus caminhou com esses homens e mais alguns, ensinando o que fazer e como fazer, e também como agir, falar, viver, etc.

Uma coisa que notamos é que em nenhum momento Jesus falou vão acumulem riquezas primeiramente. Construam uma empresa, sejam profissionais, ganhem dinheiro, e depois de tudo isso me sigam, ou depois de tudo isso; vão e sejam missionários, ou pastores.
 
Em outro momento, ao ser perguntado sobre o que deveria fazer; Jesus disse: vai vende tudo o que tem e me siga.
 
Hoje o que vejo é exatamente o contrário disso. Somos orientados a construir uma carreira, uma empresa, para depois disto ir para o seminário, ir para o campo, ir para missões. Somos orientados a gastar nossa juventude buscando aquilo que Deus fala que ia ser acrescentado. Somos orientados a juntar dinheiro primeiro para depois pensar em engajar na obra, afinal se já temos uma fonte de renda, podemos nos sustentar no campo sozinho.
 
Alguns anos depois de ter sido sacrificado, morto e ressuscitado; Jesus aparece para o mesmo discípulo Pedro e diz: Pedro apascenta as minhas ovelhas; ou seja: Pedro cuida das minhas ovelhas.
 
Pedro é convidado para aprender a ser pescador de homem, e depois é convidado a tomar conta das ovelhas.
 
Hoje o que vemos é exatamente o contrário.
 
A Bíblia diz: “Buscai, pois em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas as coisas serão acrescentadas”, hoje as pessoas dizem: busquem primeiro uma profissão, um patrimônio, uma fonte de renda, e depois vão buscar o reinos dos céus e as suas ordenanças.
 
A Bíblia diz: “cuide das minhas ovelhas”; hoje os pastores querem distância das ovelhas. “Pastores” que não vivem com suas ovelhas; “pastores” que não conhecem suas ovelhas; “pastores” que não querem envolvimento com suas ovelhas.
 
A Bíblia diz: “acumulem tesouro nos céus”; e o mundo diz: acumulem na terra.
 
Seminários que não formam pastores e sim teólogos, gestores, administradores, conferencistas, e mais algumas coisas; menos pastores.
 
E por consequência vemos pessoas que se intitulam pastores que não são pastores. São gestores, administradores, gerentes, teólogos, pregadores, conferencistas, estudantes, empresários, políticos, animadores, músicos; tentam ser tudo, menos pastores.
 
O que aconteceu com o chamado de Deus para pastorear ovelhas? Será que a pós-modernidade mudou as ordens de Jesus? Será que nos tempos de pós-modernidade, Deus perdeu a capacidade de sustentar seus filhos? Deus disse que jamais um filho seu passaria fome!
 
Deus nos incomode para de fato buscar o seu reino e a sua justiça; incomode-nos para de fato buscarmos acumular tesouros nos céus; incomode-nos para de fato sermos pastores de ovelhas; incomode-nos para de fato e sinceramente viver um evangelho, um cristianismo de acordo com a sua vontade.

veja também