Chris Durán: "Está convicto de estar apoiando a pessoa certa?"

Chris Durán: "Está convicto de estar apoiando a pessoa certa?"

Atualizado: Segunda-feira, 4 Novembro de 2013 as 1:53

Davi e Saul(2Sam 19:10) Absalão, a quem ungimos sobre nós, já morreu na peleja; agora, pois, por que vos calais e não fazeis voltar o rei?
 
Davi, o homem segundo o coração de Deus teve que fugir de Jerusalém ,abandonar o seu próprio trono por causa de um ” golpe ” que seu filho Absalão planejou. Pelo seu carisma, e estratégias políticas , o filho do rei conseguiu ganhar o povo de Israel.
 
Para salvar a sua própria vida, Davi teve que ceder a posição pelo qual ele foi instituído por Deus. Nesse tempo, o povo decidiu ungir Absalão como Rei mesmo que Daví esteja foragido!
 
Após a morte de Absalão, Israel disse (parafraseando) : “Nos ungimos alguém que pensávamos ser o certo mas morreu ! Agora , chamamos de volta aquele que perseguíamos e julgamos como sendo o mau ! ”
 
A realidade é que Israel tomou partido de Absalão e o apoiou. Como poderia ter se esquecido de um Rei que Deus ungiu ? Qual poderia ser os motivos para que Israel desistisse de Davi e apoiasse Absalão ?
 
Gostaria sublinhar dois pontos aqui que poderiam ter sido a causa dessa mudança.
 
1- Conveniência .
 
A biblia disse que Absalão estava na porta da cidade atendendo todos os que precisavam resolver uma causa e politicamente ,este atendia as pessoas dando para elas aquilo que elas queriam.
 
 
2- Criticas e Fofocas.
 
Quando alguém reina, é evidente que o homem (por mais que seja de Deus) esta sujeito a erros e fracassos. Quais argumentos poderiam ter sido usados contra Daví para que Israel se esquecesse do ungido do Senhor ?
 
Tal vez criticas do tipo : ” Ele pegou contra Deus adulterando com Bete-seba. Ele não foi um bom pai porque ficou anos sem falar com Absalão quando Absalão matou o seu próprio irmão Amom. Daví deixou de ser humilde porque hoje ele não me atende pessoalmente mas Absalão ao contrario desce nas rua e atende todos !…”
 
O fato é que muitos trocam de camisa com muita facilidade e a joga fora por causa de manchas que já foram lavadas ! E ao ver outras camisas ( que parece branca como neve ) correspondendo ao estílo e gosto pessoal, essas pessoas ingratas e sem piedade jogam a camisa que um dia se alegrou tanto colocar !
 
Lhe pergunto : ” Porque o Israel não abandonou Saul para tomar partido de Davi quando Saul estava perseguido Davi por Ciumes ? ”
 
Ali está a resposta !
 
(1Sam 15:24) Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.
 
Quando Deus reprovou Saul pelo seu pecado de desobediência , este se justificou dizendo :” Pequei por não ter matado todos os animais como me foi ordenado porque queria ajudar o povo, dar tudo para eles e ficar ” bem ” com eles ! ”
 
Você acha que um povo desse desprezaria um rei desse ?
 
Na realidade, Israel queria um Rei que lhe dava aquilo que eles queriam e não aquilo que eles precisavam ter!
 
Nenhuma decisão de “multidão” ou “maioria” justifica um erro desse ! Com quem você acha que o Eterno estava ? Com Davi, um homem que o Eterno ungiu como Rei ou com Absalão, rei instituído por uma multidão ?
 
É claro que Deus apoiou Davi. E digo mais, julgou a causa!
 
Não é tarde para voltar atrás e eliminar toda fofoca e critica vindo de pessoas que se alimentam delas para ocuparem um espaço de influencia !
 
Em quanto Deus já tinha virado a página um bom tempo atrás, perdoando os pecados de Daví por causa do seu coração quebrantado, o povo não o perdoou e se esqueceu do quanto um rei instuido por Deus faz a diferencia.
 
Tal como Israel, TUDO que pensamos ser de Deus mas que se opõe a aquilo ou aquele que um dia Deus ungiu, será julgado mais cedo ou mais tarde.
 
Todo projeto que julgamos ” sendo de Deus “ mas não é, que se opõe ao verdadeiro projeto de Deus morrerá !
 
Para evitar tal erro, assegura-se de saber e conhecer o coração do líder que hoje você rejeitou e trocou ! Não julgues pecados e erros cometidos por homens de Deus, mas avalía o estado atual do  coração deles .
 
Israel não se interessou em conhecer o coração que Davi possuía ! E oportunidades não faltaram !
 
Quando Davi trouxe a arca para Jerusálem, quém publicamente dançava no Espírito sem se importar do que os outros pensavam ? DAVI!
 
Um homem que ama a Deus deve ser respeitado e amado ! Absalão e Saul eram homem que “honravam” o povo para possuir votos !
 
Pense como Deus pensa e veja como Deus vê !
 
UMA ORAÇÃO PARA HOJE:
 
Senhor, não me deixes enganado(a) acerca de projetos ou pessoas que apoio! Serei fiel as Suas alianças. Em nome de Jesus. Amem.
 
 
- Pr. Chris Durán
 

veja também