Chris Durán: Troque a cisterna pela fonte!

Chris Durán: Troque a cisterna pela fonte!

Atualizado: Terça-feira, 27 Agosto de 2013 as 10:34

água da fonte(Jr 2:13) “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água.”
 
Deus nos julga de criminoso ao cometermos um desses crimes:
 
Se nós o abandonarmos e se decidirmos cavar as nossas próprias cisternas !
 
A maioria dos casos que tenho conhecido,é que quando um crente se desvia dos caminho do Senhor, ele é lentamente seduzido em contruir uma vida paralela a sua vida cristã. Ele começa a cavar uma cisterna para que se sinta seguro e assim realizar “sonhos” ocultos e escondidos um bom tempo no seu coração.
 
Qual seria a diferença entre beber de uma fonte e beber de uma cisterna ?
 
A aparência pode ser a mesma e o gosto da água pode ter o mesmo sabor no primeiro instante. A olho nu, ao vermos a água da cisterna, pensamos :” É a mesma água ! É de Deus ! ” Mas não é!
 
A diferença entre as águas de uma cisterna e de uma fonte são as seguintes:
 
1- ÁGUA DA CISTERNA
 
Elas são águas paradas! Como  dizem por aí:” Água parada dá dengue! ” Toda água parada costuma se contaminar rapidamente por não possuir oxigênio !
 
Foi provado que toda água filtrada vindo de cisternas, lagos fechados ect… pode ser bebida, porém mesmo sendo purificada por filtros, ela não possui oxigênio .
 
2- ÁGUA DA FONTE
 
Contrariamente da água proveniente de fontes vivas, ela traz muito oxigênio , consequentemente, ao beber-lá , ela vitaliza o corpo trazendo oxigênio .
 
Todas as ” bênçãos ” que simbolicamente representariam as águas vindo das nossas cisternas, parecem boas e cristalinas aos olhos naturais, mas ao tragá-lá ,é água MORTA SEM VIDA ALGUMA !
 
Anos atrás um jovem da minha igreja se converteu ao ouvir o meu testemunho. Ele chorava copiosamente porque ao ouvir o quanto o mundo tinha me dado e eu o tinha renunciado, ele entendeu o quanto deveria abrir mão para não assinar com projetos de banda secular.
 
Algum tempo tinha se passado, e não demorou para que ele recebesse a famosa proposta do “sonho dele”, as águas que almejava porém não Águas vindo da Fonte Eterna, mas Águas de cisternas.
 
Gradativamente , o nosso irmão cavou sua própria cisterna e ao prová-lá deu-se conta de que a água não era tão ruim assim, porém, só um especialista na matéria poderia afirmar que nela não tinha vida alguma.
 
Já se deparou com uma fonte de água potável? É geralmente pequena de humildes fendas surgindo das Rochas e delas fluem uma Água cristalina.
 
Ao olhos humanos é muito mais atrativo ficar com a cisterna, porque ela é uma grande bacia e o seu estoque de água acumulada é maior.
 
Quando um homem cai e decide trocar a Fonte pela cisterna, ele se ilude com a aparência da cisterna.
 
Entretanto, a Água saindo de uma humilde fenda da Rocha, embora não ser tão atrativa como da cisterna, jorra SEMPRE e quem é responsável em alimentá-la é a chuva vindo do Ceú!
 
Poucos dias atrás , re-encontrei o jovem querido e me disse: ” Pastor Chris, que milagre verlo aqui ! Faz quase três meses que não vou pra igreja mas algo me disse de voltar. “Graças a Deus” as coisas estão indo bem, já cantei no “Rock in Rio” e tenho muitos seguidores no twitter, as fãs aumentaram…! “
 
Na verdade, tinha abandonado durante três meses a FONTE (Cristo) para beber da cisterna que ele cavou com tanto orgulho e que lhe trazia tanta segurança.
 
Se me baseio no versículo acima, ele esta agindo como criminoso.
 
Felizes são os que bebem da FONTE DO ETERNO porque é de graça, mas a palavra declara : ” Maldito o homem que confia no homem ” ( nesse caso aqui: na força do seu braço)
 
Os que cavam cisternas trazem condenações para si e vivem segundo a vista e perderam a visão de Deus.
 
Mas , pode ser que Deus grite alertando-o em abandonar toda obra humana, carnal , vaidosa e egocêntrica, para você beber das humildes Águas que saem da Rocha Firme. Esta Água não lhe dará mais sede e nunca se acabará, porém , toda água das suas cisternas acabarão em breve.
 
 
 
UMA ORAÇÃO PARA HOJE:
 
Senhor, abandono os meus poços que eu mesmo cavei e volto a beber das Suas Águas VIVAS !
 
Amem.
 
 
- Pr Chris Durán.
 

veja também